Tema "Ilha do Picapau Amarelo" traz uma semana repleta de lançamentos literários e atividades culturais
A Ilha Grande em Guararema será o palco da 3ª edição da Festa Literária de Guararema (FLIG), que começa neste sábado, 12 de outubro, e se estenderá até o dia 20. Com o tema “Ilha do Picapau Amarelo”, o evento traz uma programação recheada de atividades gratuitas, incluindo lançamentos de livros, bate-papos com autores, oficinas de arte e música, além de contações de histórias.
A abertura oficial da festa ocorrerá às 10 horas, com Cortejos Musicais que partirão da Estação Ferroviária e do Recanto do Américo, também conhecido como Pau D’Alho, rumo ao Pátio Zé da Bala. Nesse local, a Banda Municipal de Guararema, sob a regência da boneca Emília, irá se apresentar. Após o encontro, todos seguirão para a Ilha Grande, onde será realizada a abertura, com ilustrações e instalações do Atelier Marko Brajovic que homenageiam o universo do Sítio do Picapau Amarelo.
Durante todo o sábado, diversas atividades estarão à disposição do público. Entre elas, escultura de balões e pintura facial no espaço “A Arte do Tamanho”, além de apresentações da Cia. Malas Portam, que apresentará “Mala pot-pourri”, e o relançamento do livro “A Coleção do Zeca” com a autora Luciana Godoi.
Além das atrações já mencionadas, a programação inclui a oficina de brinquedo musical “No Reino das Manualidades”, conduzida por André Pimenta, e o lançamento de livros, como “Ansiedade: Neuroplasticidade em Ação”, de Leandro Ching, e “O Palhaço Atrás do Muro: Diário de uma Experiência de Arteducação na Fundação Casa”, de Marco Guerra. O dia também contará com apresentações musicais de Washington Soul e Carol Bennet.
No domingo, 13 de outubro, as atividades recomeçam às 10 horas na Ilha Grande. O pastor Henrique Borrego lançará seu livro “Perdoar é Necessário”, acompanhado pelas músicas do duo “Dois Girassóis”. As crianças poderão se divertir com “Histórias da Roça”, mais uma atração da Cia. Malas Portam, além de outras performances e lançamentos, como “Flores do Jardim”, de Clara Freire e Elisa Eroles.
A secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, destaca a importância da programação: “Preparamos uma agenda divertida que instiga a curiosidade das crianças, mas que também encanta os adultos. Este ano, escolhemos o universo do escritor Monteiro Lobato, que criou personagens imortais. Tudo foi feito com muito carinho, e todos estão convidados a participar.”
O Pavilhão das Editoras estará disponível para que o público conheça e adquira obras literárias de diversos gêneros. As atividades continuarão até o dia 20 de outubro, com programações diárias que atenderão crianças da Rede Municipal de Ensino, moradores e visitantes. Para mais informações sobre a programação completa, acesse o site da Prefeitura de Guararema ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone (11) 4693-4141.
Homenagem a Monteiro Lobato
A FLIG deste ano faz uma homenagem ao famoso autor Monteiro Lobato, criador de personagens icônicos da literatura infantil, como Narizinho, Pedrinho e a boneca Emília. As artes temáticas que adornam o evento são fruto do trabalho do Atelier Marko Brajovic, que busca oferecer uma nova interpretação sobre a natureza, enxergando-a como “um grande livro de histórias”.