Mogi das Cruzes
Prefeitura lança Campanha Novembro Azul com mutirão que deve zerar fila de exames de próstata em Mogi
Ação vai atender mais de mil homens ao longo do mês com ultrassons, consultas e retornos com urologista, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata

A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (6), a Campanha Novembro Azul, um mês inteiro dedicado à saúde do homem. O grande destaque da programação é o mutirão de ultrassonografias de próstata, acompanhado de consultas e retornos com urologistas, que deve zerar a fila de espera, beneficiando mais de 1 mil homens ao longo do mês.
O evento de abertura aconteceu na sede da Prefeitura e reuniu servidores, autoridades e profissionais da saúde. No local, o público pôde aferir pressão arterial, realizar o exame de sangue PSA — essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata além de participar de atendimentos de auriculoterapia e receber orientações sobre cuidados preventivos.
O prefeito em exercício, Teo Cusatis, destacou a importância da estrutura de saúde do município para a realização da campanha.
“Se não tivéssemos o Hospital Municipal, a Unica Jundiapeba, o Ame e o Cias, que terá um espaço voltado à saúde do homem, não conseguiríamos atender todos esses pacientes. Trabalho se faz com planejamento e responsabilidade”, afirmou.
Teo ressaltou ainda que casos de câncer de próstata diagnosticados precocemente têm até 90% de chances de cura.
“Nosso papel é garantir que os profissionais tenham condições de oferecer o melhor atendimento possível e aumentar as chances de cura dos pacientes”, reforçou.
A programação de abertura contou com a palestra do médico urologista Carlos Eduardo de Godói Marins, presidente da Associação Paulista de Medicina e integrante do corpo clínico do Hospital Municipal de Mogi. Ele abordou a importância da prevenção e do cuidado contínuo com a saúde do homem. Também participou o mogiano Joaquim Lameu, paciente oncológico da Unica Fisio Unica Rodeio, que compartilhou sua experiência.
Estiveram presentes os vereadores Mauro Araújo, Edson Santos, Rodrigo Romão e John Ross, além de diretores e profissionais da rede municipal de saúde.
Programação e atendimentos
Durante todo o mês de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecerão testes rápidos de ISTs, aferição de pressão arterial, exames de glicose, palestras, vacinação, triagem odontológica e orientações nas salas de espera.
Nas unidades Unica Jundiapeba (Rua Lucinda Bastos, 1.769) e Unica Fisio (Avenida Pedro Romero, 283, Rodeio) serão realizados os exames de ultrassom e consultas urológicas agendadas pelo SIS 160.
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Reneca Barufi, destacou que o mutirão tem o objetivo de reduzir a demanda reprimida e que os pacientes estão sendo chamados conforme o agendamento prévio.
“É essencial que todos mantenham seus dados atualizados no SIS 160, para que consigamos organizar o atendimento dentro do cronograma”, alertou.
As ações também serão estendidas aos funcionários das secretarias municipais e do Semae, além da população em situação de rua, com atendimento do programa Consultório na Rua.
O exame PSA será disponibilizado de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, voltado a homens de 50 a 70 anos (ou de 45 a 70 anos com fatores de risco) que apresentem sintomas como dificuldade para urinar, presença de sangue na urina, fluxo urinário fraco ou interrupções frequentes.
UBSs com atendimento especial aos sábados
Como parte da campanha, duas unidades de saúde abrirão excepcionalmente aos finais de semana:
UBS Santa Tereza, no dia 8 de novembro
UBS Vila Suíssa, no dia 29 de novembro
Em ambas, as equipes de médicos, enfermeiros e dentistas farão atendimentos e orientações voltadas à saúde do homem, das 8h às 17h. O objetivo é estimular o autocuidado e reforçar a importância do acompanhamento preventivo.














