Mogi das Cruzes
Operação Manutenção da Ordem combate infrações à Lei do Silêncio e Lei Seca em Mogi das Cruzes
Fiscalização intensifica ações em bares e adegas durante o fim de semana

Neste fim de semana, o Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Segurança executou a Operação Manutenção da Ordem, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento da Lei do Silêncio e da Lei Seca em bares e adegas da cidade. A ação resultou em três autuações por desrespeito às normas vigentes.
A fiscalização, que ocorre rotineiramente, tem sido intensificada nos finais de semana, período de maior movimentação nas vias públicas. Os locais são previamente mapeados, além de atenderem denúncias feitas pela população. Durante a operação, os fiscais autuaram dois estabelecimentos na região central por infringirem a Lei Seca, na rua Antônio Cândido Vieira. Na avenida Capitão Manoel Rudge, na Vila Oliveira, um outro local foi penalizado tanto pela Lei Seca quanto pela Lei do Silêncio, sendo ainda autuado por perturbação de sossego devido a um veículo com som alto, configurando infração pela Lei do Pancadão.
A fiscalização também se estendeu ao Parque Monte Líbano, onde um estabelecimento na rua Narciso Lucarini foi notificado por infringir a Lei Seca, a Lei do Silêncio, a Lei do Narguilé e por não renovar o licenciamento exigido.
A operação é realizada com o apoio da Guarda Civil Municipal, sempre que necessário, e tem como base as denúncias recebidas pela Prefeitura. Ao receber uma reclamação, a equipe de fiscais se desloca até o local indicado. A medição de barulho é feita com o uso de um decibelímetro e, caso a irregularidade seja confirmada, o responsável é autuado.
A população pode denunciar infrações à Lei do Silêncio ou eventos de pancadão por meio do telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que funciona 24 horas.