Campanha de conscientização faz testes rápidos e gratuitos de DST’s

Divulgação PMG

O último dia da 11º Campanha Fique Sabendo ocorre neste sábado, 8, quando está previsto o Dia da Mobilização desta campanha, que tem o intuito que captar novos casos de HIV e sífilis para contribuir com o tratamento precoce, além de promover o controle de disseminação dessas doenças.
Durante a campanha que teve início no dia 1 de dezembro e está sendo realizada pela secretaria de Saúde da cidade, os munícipes de Guararema puderam realizar testes rápidos de forma gratuita; os testes são sigilosos, não requerem jejum e os resultados são entregues no mesmo dia.
De acordo com dados do balanço do Programa Estadual de DST/Aids promovido pela secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a taxa de incidência da doença em território paulista teve queda de 31,3% na última década. Em 2017, a taxa foi de 14,9 casos a cada 100 mil habitantes, contra 21,7 casos dez anos atrás. Em números absolutos, foram 8.763 casos em 2008, e 6.505 casos em 2017.
Com o Dia da Mobilização da Campanha Fique Sabendo neste sábado, o Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (CESAP) Rolando Campagnoli, do centro da cidade, funcionará das 9h às 12h para realização dos testes. 
A secretária de saúde de Guararema, Adriana Martins enfatizou à reportagem do Jornal O Novo que o foco está no diagnóstico precoce e prevenção. “É uma campanha que visa estimular a  conscientização da população sobre as diversas formas de prevenção, além de ressaltar a importância do diagnóstico precoce. Contamos com a participação da população em mais uma importante ação de promoção à saúde”, comentou Adriana.