Artista de Guararema realiza Teatro de Mamulengos

Divulgação

O guararemense Valdeck Costa de Oliveira, também conhecido como Valdeck de Garanhuns, realiza teatros de mamulengos há aproximadamente 30 anos. O artista nordestino formou-se em pedagogia e atuou na área da educação durante algum tempo, em Pernambuco. Porém, sempre foi apaixonado pela arte e pelo teatro.
Valdeck comentou à reportagem que  já trabalhou com teatros de bonecos normais também. “Trabalhar com o mamulengo, fazer teatro e levar isso para as crianças e onde mais eu puder, é a minha proposta de vida. Isso é a minha respiração”, enfatizou.
O espetáculo “O mamulengo no cinema” apresentado em diversos locais e inclusive em escolas e parques de Mogi das Cruzes, traz uma reflexão a respeito da valorização da cultura brasileira e principalmente nordestina. Segundo o artista, a peça se passa na fazenda do coronel Vicente Pompeu, onde um grupo de cinema americano quer fazer gravações para seu próximo filme e o fazendeiro acaba permitindo que gravem. Mas os estrangeiros vêm ao Brasil para falar da cultura de seu próprio país, apenas utilizando o dinheiro de impostos daqui. Surge uma denúncia do mau uso do dinheiro público, a invasão cultural estrangeira em detrimento da nossa cultura, além da má qualidade na produção cinematográfica. Ao mesmo tempo, homenageia e incentiva manifestações da cultura brasileira e valoriza a produção de filmes nacionais.
O guararemense Valdeck disse também que na sua carreira conta com o apoio da esposa Regina que é artista plástica, produz os mamulengos e o acompanha sempre nas apresentações.