Nova frota de Ônibus - MOBILE

Guararema

Servidores fazem mobilização pacífica em Guararema

Audiência de conciliação entre Prefeitura e Sindicato foi nesta quinta-feira (31); Administração diz que proposta é justa 

Mirian Sarmento

Publicado

há 3 anos

em

Servidores fazem mobilização pacífica em Guararema

Advogada Natasha, do Jurídico da Prefeitura, conversa com servidores/Foto: Mirian Sarmento

Uma mobilização por reajustes salariais levou os funcionários públicos de Guararema para as ruas esta semana. Durante dois dias consecutivos, segunda (28) e terça-feira (29), vários servidores realizaram uma passeata pacífica, que teve início na Praça Coronel Basílio Fonseca, percorrendo alguns pontos da cidade, a fim de conquistar um aumento maior do que o anunciado pela Prefeitura Municipal, de 5%.  

Como o valor não foi aceito pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mogi das Cruzes e Guararema, que tinha como objetivo conquistar um reajuste em torno de 15% e que, segundo os funcionários, atenda às necessidades da categoria, o impasse culminou com uma audiência de conciliação, marcada pela Prefeitura Municipal, no dia 31 de março (quinta-feira).

Durante o período da mobilização, a Prefeitura apresentou dois pedidos de liminar contra a paralisação, que foi tida como ilegal perante a Justiça. Com a audiência de conciliação marcada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), os funcionários voltaram aos seus postos de trabalho na quarta-feira (30), até que a decisão de conciliação fosse concluída.

Nota oficial

Em nota oficial, a Prefeitura de Guararema informou que, durante a audiência de conciliação com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Mogi das Cruzes e Guararema (Sintap), realizada nesta quinta-feira (31), foi apresentada a proposta de conceder 5% de reajuste com data retroativa a março de 2022 e de mais 5% em setembro. Além disso, o reajuste de mais de 30% no valor do vale-refeição e outros benefícios.

A partir dessa proposta, a Administração Municipal aguarda o posicionamento do Sindicato que representa os servidores. Para a Administração, a proposta é justa. 

Ainda segundo a nota, além de reconhecer a greve como abusiva, a Justiça determinou multa diária de R$ 10 mil ao Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Mogi das Cruzes e Guararema (Sintap) caso a greve seja mantida.

A Prefeitura de Guararema ressaltou, ainda, que o município foi diretamente impactado pela pandemia e, diante deste cenário de retomada, vem tratando com zelo as finanças públicas municipais.

EVVE BANNER