Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes avança nas negociações de hemodiálise
Tratativas com o Governo do Estado buscam ampliar vagas de hemodiálise e melhorar atendimento de saúde no município

A Prefeitura de Mogi das Cruzes avança nas negociações com o Governo do Estado para a ampliação das vagas de hemodiálise no município. O objetivo é garantir que os pacientes renais crônicos possam realizar o tratamento sem a necessidade de deslocamento para outras cidades. Em reunião realizada nesta quarta-feira (30/07), participaram da discussão a prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis, a secretária de Saúde, Rebeca Barufi, o adjunto da pasta, Luiz Bot, e a diretora técnica do Hospital Municipal, Silvana Kesrouani. Eles se reuniram com Edson Umeta, diretor técnico do Departamento Regional de Saúde da Região I (DRS-I), para planejar os próximos passos dessa parceria.
O encontro aconteceu após uma reunião com a diretoria clínica das unidades de saúde da cidade, incluindo hospitais, UPAs, SAMU, e demais gestores da área. Durante a conversa, também foram discutidas outras pautas importantes para a saúde de Mogi, como a reativação do pacto hospitalar, que envolve a inauguração da Maternidade Municipal, prevista para o segundo semestre deste ano. O projeto visa garantir melhorias em toda a rede de atendimento do município.
Edson Umeta reforçou seu compromisso com a cidade, firmado no último dia 3 de julho, quando o vice-prefeito e a equipe da Secretaria de Saúde apresentaram as demandas ao DRS-I. “O objetivo da administração municipal é fortalecer a rede de saúde, melhorando a assistência, a integração e a qualidade para toda a população. Alinhar estratégias e pactos é essencial para uma organização mais eficiente da rede hospitalar, principalmente com a inauguração da Maternidade Municipal, que ampliará o atendimento materno-infantil”, afirmou Téo Cusatis.
Outro ponto discutido foi a ampliação de atendimentos nas especialidades com maior demanda, como ortopedia, oftalmologia e neurocirurgia, além da implantação de 30 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 para adultos e 10 para crianças. Dentro do pacto hospitalar, também está prevista a adesão ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Governo Federal. Este programa tem como objetivo agilizar o acesso da população a consultas, exames e outros procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), buscando reduzir filas, tempos de espera e promovendo um atendimento mais eficiente e integrado.