Guararema

A Falta de Perdão

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 5 anos

em

A Falta de Perdão

A falta de perdão é um causa comum, se não a principal para a opressão entre os cristãos. Mateus 18:34-35 diz que seremos entregues aos "atormentadores" se não perdoarmos em nossos corações. Muitas vezes não é a falta de vontade de perdoar, mas uma atitude passiva com relação às feridas causadas pelos outros em nossas vidas. Se não forem tratadas corretamente, as pequenas feridas podem se transformar em grandes problemas emocionais e espirituais. A falta de perdão pode produzir enfermidades crônicas de todos os tipos, instabilidade emocional e incapacidade de progredir na vida espiritual. O perdão perfeito requer que o Espírito Santo traga à mente aquelas pessoas escondidas no nosso passado que nos feriram. Por meio da oração, Deus revelará as raízes de amargura e aqueles a quem precisamos perdoar. Um exame diligente no nosso passado deve ser feito para liberar em nosso coração o perdão.  Deus traz à lembrança aqueles que nos feriram, nos rejeitaram e nos desapontaram. Aqueles que são mais próximos de nós normalmente têm o poder de nos ferir mais.
Precisamos perdoar verbalmente aqueles que nos feriram e dizer a eles: eu perdoo você em nome de Jesus.  À medida que as pessoas que nos feriram forem sendo lembradas e perdoadas nos sentiremos aliviados.   Porque perdoamos não é necessário que andemos juntos, nos tornemos íntimos  daqueles que nos feriram.  Nem temos de concordar com suas ações. Perdoar é uma decisão, nós perdoamos com a nossa vontade, não com nossas emoções. Deus irá, em tempo apropriado, suprir a cura para as feridas do passado se liberarmos o perdão. A culpa é um sintoma de amargura, ressentimento e da falta de perdão profundamente enraizadas e freqüentemente ocultas. Se você está conturbado com culpa ou vergonha persistente, verifique essas coisas ocultas em sua vida.  Uma área de grande acesso em nossas vidas são as raízes de amarguras. A amargura cresce por causa da rejeição. Ela se manifesta como ressentimento, isolamento e falta de perdão.  Jesus nos ajuda a perdoar, Ele é o mestre do perdão.  Ele o ama e quer ajudá-lo, mas enquanto a raiz de amargura permanecer Ele não intervirá para removê-la, porque fazer isso deixaria a causa da falta de perdão sem tratamento. Você precisa determinar e compreender a causa da amargura, se ela estiver presente, e lidar com ela por meio do perdão.  Amém.. Deus te abençoe.
 

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.