Mogi das Cruzes
Novo sistema viário redesenha mobilidade urbana de Mogi das Cruzes
Com criação da Via Parque 1, reorganização do tráfego e nova ponte estaiada, cidade aposta em plano moderno para resolver gargalos históricos na região da rotatória do Habib’s

A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou o Novo Sistema Viário da cidade, um conjunto de obras estruturantes que promete transformar a mobilidade urbana na região da Praça Kazuo Kimura — conhecida como rotatória do Habib’s. O local é hoje um dos maiores gargalos de trânsito do município, por concentrar o fluxo de vias como as avenidas Francisco Rodrigues Filho, Manoel Bezerra Lima Filho e a rua Yoshiteru Onishi, além de importantes equipamentos urbanos como o Terminal Rodoviário, a Estação Estudantes da CPTM e o principal shopping da cidade.
O projeto, elaborado a partir de um estudo técnico completo, traz três grandes intervenções que vão reorganizar o trânsito local de forma definitiva e preparar a cidade para o crescimento urbano e a chegada do trem até Cezar de Souza. A proposta é moderna, funcional e de longo prazo.
Via Parque 1: nova ligação viária
A primeira transformação será a criação da Via Parque 1, que conectará a Avenida Francisco Rodrigues Filho à rotatória da Avenida Valdemar Costa Filho. Essa nova ligação facilitará o acesso ao Centro, a outros bairros e à rodovia Mogi-Dutra, especialmente para motoristas que vêm de áreas populosas como Cezar de Souza.
Reorganização do fluxo viário
Na sequência, o plano prevê a reorganização do tráfego, redirecionando o fluxo para a Avenida Valdemar Costa Filho e, em seguida, para as ruas Carlos Baratino, Adriano Alves da Silva e Tito Muffato. A medida busca garantir fluidez tanto para quem segue em direção à capital quanto para quem retorna da Estação Estudantes, das universidades ou do shopping.
Ponte estaiada: conexão moderna e eficiente
A terceira e mais significativa mudança será a construção de uma ponte estaiada, que vai ligar diretamente a Avenida Manoel Bezerra Lima Filho à rua Yoshiteru Onishi, passando sobre a linha férrea. A atual rotatória da Praça Kazuo Kimura será reestruturada e deixará de ser o principal ponto de confluência do tráfego local. A nova ponte permitirá que o trânsito siga de forma contínua e sem interferências causadas pelas cancelas da ferrovia.
A obra se torna ainda mais estratégica diante do anúncio da CPTM sobre a extensão da Linha 11-Coral até Cezar de Souza, o que deve aumentar o volume de trens e a frequência de fechamento das passagens em nível.
Mobilidade integrada e planejamento urbano
Com as três intervenções Via Parque 1, reorganização do tráfego e ponte estaiada o município estabelece um novo desenho para a mobilidade urbana da cidade. Segundo a Prefeitura, cada parte do plano cumpre um papel específico, mas juntas formam um sistema integrado e eficiente, pensado para oferecer mais segurança, fluidez e qualidade de vida para quem circula por essa região estratégica de Mogi das Cruzes.