Guararemenses fotografam passagem do cometa Neowise pela cidade

Foto do cometa só foi descoberta após a câmera do casal ser descarregada

Marieta Santos e Tiago Morais

A noite da segunda-feira, dia 27, foi especial para o casal guararemense Marieta Santos e Tiago Morais, que após muitas tentativas, conseguiram registrar a passagem do cometa Neowise pelos céus da cidade.
Marieta explica que os dois estavam ansiosos pela passagem, mas que precisaram de 5 dias para conseguir o registro. “Como não conseguíamos enxergar a olho nu, utilizamos aplicativos para encontrar a localização, mesmo assim, só no quarto dia eu consegui uma captura, tão sutil, que só percebi quando descarreguei as fotos. Com base nessa foto sutil, voltamos ontem no mesmo lugar e conseguimos configurar as câmeras de forma a conseguir os registros”, disse ao Jornal O Novo.


O casal é amante de astrofotografia e desde o início do ano está acompanhando sites, aplicativos, canais e perfis voltados ao nicho para tentar registrar acontecimentos astronômicos, fases da lua, planetas visíveis, galáxias, eclipses e chuvas de meteoros. “Embora a gente só tenha visto através do visor da câmera, é muito emocionante e parece que a dificuldade deixou o registro ainda mais especial. Na primeira foto que vi, ele mal aparecia mas não aguentei e comecei a chorar. O Tiago ficou duplamente emocionado, porque ele conseguiu e também porque me ensinou”, finaliza Marieta.
Estudiosos afirmam que o cometa ficará visível no Brasil até o dia 30 de julho.