A campanha tem como objetivo “tornar ainda mais rica e significativa a imersão dos estudantes nos temas relacionados ao meio ambiente e atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nação Unidas”, como bem aponta Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, secretária municipal de Educação.
Os que queiram levar os resíduos de difícil reciclagem para os locais de coleta, podem encaminhá-los às escolas municipais e ao fórum. Os resíduos podem ser classificados como esponjas sintéticas, canetas, lápis grafite e colorido, lapiseiras, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes de quadro branco e borrachas. São 17 ações ao todo para 2030.
A ação de coleta seletiva dos resíduos citados anteriormente, acontece nas escolas da Rede Municipal de Ensino e no fórum, que fica localizado na rua Expedicionário Brasílio de Almeida, 42, no Centro.
No período de janeiro a julho de 2023, a Comarca de Guararema teve destaque notório através da campanha #ReciclaTJ, que contou com mais de 120 quilos de materiais arrecadados. Todos os itens são encaminhados para a reciclagem nas empresas parceiras e podem se transformar em recursos financeiros, que serão doados para escolas e instituições sem fins lucrativos.
Além das iniciativas da educação, que fixou pôsteres em todas as Escolas Municipais, enviou mensagens para os pais e responsáveis, e promoveu a conscientização na comunidade escolar, o projeto também recebe o respaldo de organizações, corporações e estabelecimentos comerciais.
E não apenas os estudantes têm a oportunidade de se engajar na campanha #ReciclaTJ, mas qualquer indivíduo também pode participar. Basta dirigir-se ao tribunal ou à escola mais próxima para entregar os materiais coletados.
Nesse contexto, torna-se relevante destacar que a campanha #ReciclaTJ não é exclusiva para os estudantes, mas uma oportunidade aberta a todos os cidadãos interessados em fazer a diferença em prol do meio ambiente. Qualquer pessoa que deseje se engajar e contribuir para a causa ambiental pode simplesmente se dirigir ao tribunal mais próximo, ou até mesmo à escola de sua preferência, a fim de entregar os materiais recicláveis coletados.