Guararema

Guararema promove ações de conscientização contra Febre Maculosa na cidade

As ações estão sendo realizadas em quatro áreas, manejo clínico e ambiental, comunicação à população e vigilância em saúde

Leticia Faria

Publicado

há 10 meses

em

Guararema promove ações de conscientização contra Febre Maculosa na cidade

Foto: Comunicação/PMG

A Campanha contra a Febre Maculosa, promovida pela Prefeitura de Guararema, está intensificando e ampliando suas ações e práticas de conscientização sobre a doença para a população local. A iniciativa visa prevenir a contaminação dos moradores da região, considerando os casos fatais que têm ocorrido em diversos municípios.

Desde 2021, a prefeitura tem se dedicado a informar os guararemenses sobre a febre, que ganhou destaque nacional e é uma doença infecciosa transmitida principalmente pela picada de carrapatos infectados com bactérias do gênero Rickettsia.

Entre os sintomas das pessoas infectadas, destacam-se a presença de febre intensa, dores de cabeça e musculares. Além disso, podem ocorrer erupções cutâneas, geralmente com aspecto escuro ou formação de crostas no local da picada. Contudo, é importante ressaltar que, quando a doença é tratada a tempo, ela responde positivamente ao tratamento imediato com antibióticos.

Os trabalhos de enfrentamento que estão sendo realizados na cidade abrangem quatro áreas. A primeira é o manejo clínico, que envolve a atualização do protocolo médico de notificação tanto na Santa Casa quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Isso inclui estabelecer um fluxo assistencial definido, garantir os procedimentos laboratoriais necessários para a investigação da doença e assegurar a aquisição e distribuição adequada de antibióticos.

A segunda área é o manejo ambiental, que consiste na capacitação da equipe de zoonoses para coleta e identificação de carrapatos nos locais com casos suspeitos. Além disso, são realizadas visitas domiciliares nessas áreas, com o intuito de instruir os moradores da região.

A terceira área é a comunicação à população, que envolve a produção de peças publicitárias divulgadas nas redes sociais, a elaboração de panfletos e a implementação de um projeto de sinalização com placas em locais de risco. Já a última área é a vigilância em saúde, que se inicia desde a notificação dos casos suspeitos e continua com o acompanhamento dos casos clínicos.

"Estamos trabalhando e atuando incansavelmente no monitoramento dos possíveis casos da doença. Seguimos firmes na divulgação por panfletos e redes sociais, bem como nos atendimentos médicos, com notificação de casos suspeitos, monitoramento e vigilância contínua até o fechamento do diagnóstico", disse a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.

Por fim, é importante ressaltar a necessidade da instalação de placas informativas em locais estratégicos próximos ao rio Paraíba do Sul, onde há uma alta incidência de carrapatos. Essas placas devem alertar tanto os residentes locais quanto os turistas sobre os riscos de acariciar ou alimentar animais de estimação, como cavalos, ou animais selvagens, como capivaras, que vivem no local.

Essas e outras informações sobre o assunto podem ser adquiridas pela população através do seguinte meio: além das orientações, a Secretaria Municipal de Saúde está disponível para tirar dúvidas pelo telefone (11) 4693-8040.