100 dias de mara - MOBILE

Guararema

Guararema no combate ao Coronavírus

Durante período de quarentena poderão funcionar na cidade postos de saúde, farmácias e outros locais de atendimento básico ao cidadão

Redação

Publicado

há 5 anos

em

Guararema no combate ao Coronavírus

A Prefeitura de Guararema decretou situação de Calamidade Pública e o município está em quarentena desde terça-feira (24/03) para combater a disseminação do Coronavírus e diminuir a circulação de pessoas nas ruas. Até sexta-feira (27/03) foram registradas sete notificações de pessoas infectadas com Covid-19, sendo que seis casos suspeitos seguem em investigação no Instituto Adolfo Lutz e um caso foi descartado. Não há previsão para os demais resultados.

De acordo com o Decreto nº3850, de 23 de março de 2020, está proibido o funcionamento de comércios e serviços não essenciais até o dia 7 de abril, sujeito a multa e cancelamento do alvará. Logo no primeiro dia de quarentena, equipes da Fiscalização percorreram as ruas para autuação dos comércios que desrespeitarem esta determinação.

O município suspendeu ainda, por tempo indeterminado, a Zona Azul, as feiras livres e o atendimento presencial dos prédios públicos. A entrada de veículos coletivos transportando turistas também está proibida por tempo indeterminado. Nesta semana a Prefeitura deu início a operações de conscientização e fiscalização nas principais entradas da cidade com o apoio da Polícia Militar (PM).

Como medidas de manutenção da economia e para minimizar os impactos da quarentena, a Prefeitura prorrogou o pagamento do IPTU e ISS dos meses de março e abril e solicitou à EDP e Sabesp o adiamento das contas referentes aos meses, além da suspensão do corte de energia elétrica e água caso o contribuinte esteja em atraso.

Já para conter aglomerações de pessoas em praças e ruas do município, equipes da Prefeitura realizam ronda social, com o objetivo de alertar as pessoas sobre os riscos e orientar para que todos fiquem em casa. Os beneficiários dos programas sociais passaram a receber os benefícios como cestas básicas e fraldas geriátricas em casa.

Para os idosos, que fazem parte do grupo mais vulnerável ao Coronavírus, as vacinas da Campanha Nacional de Influenza (Gripe) estão sendo aplicadas casa a casa. Até o final de sexta-feira (27/03) mais de 3 mil vacinas haviam sendo aplicadas nesta primeira etapa da campanha.

Além destas ações, diversas faixas com mensagens pedindo para que moradores permaneçam em casa foram espalhadas pela cidade e um carro de som está circulando pelos bairros com este mesmo objetivo.

“Estamos realizando diversas ações para reduzir a circulação de pessoas nas ruas e com isso impedir a disseminação do vírus. E a mensagem mais importante que a população precisa entender é: Fiquem em casa! Sabemos que não está sendo fácil, porém com calma e com ações individuais, vamos passar por esta fase”, disse o prefeito Adriano Leite.

 

Confira as ações da Prefeitura de Guararema:

Vacinação para idosos casa a casa; Fiscalização nos comércios quanto ao cumprimento da quarentena; Ronda social para orientar que pessoas que estão nas ruas voltem para casa; Ação com a PM para controle de entrada de visitantes; Reforço na higienização e pulverização dos espaços de maior circulação de pessoas; Prorrogação da data de pagamento dos impostos municipais; Carro de som circulando pelos bairros com orientações; Faixas espalhadas pela cidade com orientações; Informativos sobre higienização das mãos nos sanitários públicos; Entrega de benefícios para famílias assistidas casa a casa; Suspensão das aulas na rede pública municipal; Suspensão de eventos, cursos e oficinas; Fechamento de equipamentos públicos; Suspensão do atendimento presencial nos prédios públicos; Remanejo da coleta seletiva Restrição nos horários e público do velório municipal; Dispensa de funcionários públicos com idade superior a 60 anos e portadores de doenças crônicas.

EVVE BANNER 100 dias de mara - MOBILE