Guararema cria sistema de cadastro de vacinação e emitirá Passaporte Imunológico Digital para imunizados

No novo software, o munícipe receberá um SMS com a data e horário para sua imunização. Cidadão também terá, de forma online, detalhes sobre seu cadastro

Vitória Mikaelli

A Secretaria Municipal de Saúde de Guararema criou um novo sistema de cadastro para vacinação contra a Covid-19. Através do software chamado Vacina.Digital, o munícipe receberá um SMS - após a realização do cadastro - com a data e o horário agendado.

A nova função estará disponível a partir da liberação do cadastro para o próximo público alvo. O SMS será encaminhado ao cidadão cadastrado de acordo com a disponibilidade das doses para sua faixa etária.

Outra novidade, é que após o recebimento das duas doses da vacina, o cidadão terá à sua disposição o Passaporte Imunológico Digital, que garante ao usuário a possibilidade de comprovar que está imunizado, podendo assim frequentar, em breve, ambientes liberados para quem já está vacinado, bastando apenas mostrar um QR Code que funcionará como uma carteirinha de vacinação digital.

O novo sistema aperfeiçoará a gestão de cadastros realizada pela equipe da Secretaria da Saúde, visto que o Vacina.Digital facilita o gerenciamento das agendas, dispara lembretes informativos com a data de vacinação para os cadastrados e fica online 24 horas.

“O novo sistema vai ser muito importante para o cidadão e para a gestão da agenda de vacinação. Com ele, manteremos os munícipes atualizados sobre o status de seu agendamento e vamos facilitar a comunicação entre a equipe da Secretaria e o cidadão para o envio da data de imunização”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.

Para realizar o cadastro basta entrar no site da Prefeitura de Guararema (guararema.sp.gov.br), acessar o link “Cadastramento Para Vacinação da Covid-19” e disponibilizar os dados. Ao final do cadastro, será exibida a mensagem “Cadastro Realizado com Sucesso”, indicando que, em breve, com a disponibilidade de doses, será encaminhado um SMS confirmando o dia e o horário da imunização. 

Para quem já realizou o cadastro, o site também fica disponível para consulta. No link, é possível ver se o cadastrado já possui data e horário definido e outros detalhes da vacinação.

Para agilizar o atendimento para vacinação, o cadastro no site Vacina Já do governo estadual continua sendo fundamental, bem como comparecer no local da vacinação com original e cópia dos documentos pessoais com foto e comprovante de residência.

Passaporte Imunológico Digital

Para quem já recebeu as duas doses da vacina, será disponibilizado o Passaporte Imunológico Digital, que serve como uma Carteira de Vacinação Online. Para obtê-lo, o usuário deve acessar a plataforma www.imune.app e digitar seu CPF. Após ser vacinado o cidadão receberá um aviso informando que ele pode ter o passaporte imunológico. Assim, ele tira uma foto do seu rosto e envia para completar o cadastro.

Depois de enviar a foto, ele terá acesso a um QRCode que poderá ser lido por qualquer aparelho celular ou outro dispositivo que tenha o leitor. O QRCode apresentará o comprovante digital de imunização com foto e número de documento.