Guararema

Guararema anuncia retorno do evento Cidade Natal, após dois anos de suspensão

O retorno está programado para ter início em 29 de novembro

Tatiana Silva

Publicado

há 2 anos

em

Guararema anuncia retorno do evento Cidade Natal, após dois anos de suspensão

Crédito fotos: Comunicação/PMG

A Prefeitura de Guararema anunciou nesta terça-feira (28), a realização da 11ª edição do Cidade Natal, com o tema “A magia volta a brilhar”, após dois anos de suspensão por conta da pandemia da Covid-19. A programação deve acontecer de 29 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023.

O evento é um dos mais tradicionais do município e parte do princípio da conscientização ambiental, contando com atrações e enfeites em diversos pontos da cidade, sendo responsável por movimentar a economia local, fortalecer o setor turístico e a geração de emprego e renda. 

De acordo com o prefeito Zé, o evento contará com o centro gastronômico, além dos comércios locais, para que os visitantes possam apreciar as comidas típicas da época.

As tradicionais decorações que tornaram Guararema a famosa “Cidade Natal” na região e em todo país, devem ser instaladas em cerca de 12 prédios, 5 quilômetros de ruas e vias , 7 praças e parques, além de 8 árvores de Natal, projeções em prédios e diversas outras atrações natalinas. “Além de tudo isso, nós trabalharemos com peças ‘instagrámaveis’, com o nome da cidade, para que as famílias tirem fotos e publiquem utilizando hashtags para aumentar o engajamento do evento nas redes sociais”, contou o secretário de Cultura e Turismo, Mateus Sartori.

A última edição do evento ocorreu em 2019, e chegou a gerar um movimento de cerca de 580 mil pessoas no município, de acordo com dados da Administração Municipal. Por conta desse intenso fluxo de pessoas que sempre marcou o evento, a Prefeitura decretou o cancelamento das festividades natalinas nos anos de 2020 e 2021. 

“Nossa grande dúvida era se realmente iríamos fazer o evento, pois a pandemia piora e melhora. Em conversa com a secretaria de Saúde chegamos a conclusão de que sim, é viável e seguro realizar o evento. A pandemia acabou mas a Covid-19 não, houve um aumento no número de casos, mas as internações beiram a zero e não há nenhum óbito no município”, explica o prefeito Zé.

Os enfeites são confeccionados com materiais reciclados, e as ações de coleta destes materiais passavam pelas escolas, onde é feito o trabalho de conscientização das crianças. Em 10 edições, o Guararema Cidade Natal já reutilizou mais de 6 milhões de garrafas PET recicladas arrecadas nas escolas do município ao longo do ano, se transformando nos enfeites que decoram a cidade. 

“Sabemos da importância deste evento para Guararema e, após esse período pandêmico, temos o retorno dos enfeites, das atrações natalinas e de toda a magia nesta época do ano no município”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori. 

O projeto e a programação completa sobre a edição deste ano estão sendo finalizados pela Administração Municipal, e ao longo do ano serão divulgados por meio dos canais oficiais.

“Oportunidades, emprego, renda e muito trabalho. Assim também é encarado o Cidade Natal aqui em Guararema, uma vez que o turismo da cidade é um dos grandes geradores de oportunidades na nossa cidade”, afirma o secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Odvane Rodrigues. 

 

Campanha de arrecadação de garrafas pet

Para a finalização da decoração deste ano, a Prefeitura de Guararema deu início à Campanha de Arrecadação de Garrafas Pet para toda a população.  

Em parceria com a Cooperativa GuaraRecicla, a arrecadação será feita junto à coleta seletiva porta a porta, conforme cronograma já estabelecido e por meio dos Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis (PEV’S) localizados em mais de 10 pontos do município.

Além disso, o tradicional Concurso Guararema Cidade Natal realizado nas escolas da Rede Municipal de Ensino terá início em 1º de agosto, com prêmios para a escola, turmas e alunos que tiverem a maior arrecadação.