Guararema

Gestão de Guararema é aprovada pelo Tribunal de Contas

A área da Saúde, que deveria receber 15% do orçamento total, teve mais do que o dobro desse valor destinado, atingindo 30,85%

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Gestão de Guararema é aprovada pelo Tribunal de Contas

Foto: Comunicação/PMG

A Prefeitura de Guararema foi reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que recentemente aprovou as contas do exercício de 2021, o primeiro ano de mandato de José Luiz, o prefeito da cidade. Mesmo com a pandemia de Covid-19, a gestão entregou bons resultados e foi destaque em áreas como Saúde, Educação e Finanças.

Na lista do ranking que classifica as cidades em grupos que vão de 'A' a 'E', o município obteve resultado 'B', ou seja, foi efetivo na avaliação da Efetividade das políticas e atividades públicas realizadas por meio dos critérios do Índice de Efetividade da Gestão Municipal.

No ano da pandemia de Covid-19, a administração municipal teve um superávit de 14,5% em relação ao orçamento previsto na Lei Orçamentária Anual. Além disso, obteve um resultado financeiro positivo de R$ 83,4 milhões, direcionando todos os recursos às secretarias pertinentes. A cidade também investiu 7,22% da receita total em melhorias gerais.

Em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina a destinação mínima de 25% do orçamento total para a área de Ensino, Guararema alocou 25,32% dos recursos, mesmo durante o período de aulas remotas. Adicionalmente, todos os recursos do Fundeb foram integralmente aplicados em 2021, garantindo a valorização dos professores e evitando a defasagem no aprendizado das crianças matriculadas na Rede Municipal.

A área da Saúde, que deveria receber 15% do orçamento total, teve mais do que o dobro desse valor destinado, atingindo 30,85%. Esse investimento significativo garantiu um atendimento de qualidade para todos os cidadãos.

"Guararema conta com uma sucessão de boas gestões, como as dos deputados André do Prado e Marcio Alvino. Nosso compromisso é manter o que a cidade tem de melhor e continuar a promover boas soluções e bom atendimento ao povo. Tivemos desafios, especialmente no ano em que a pandemia estava realmente muito forte. Mas conseguimos atravessar o período e obter bons resultados", disse o Zé, que agradece o time de servidores que, "juntos, constroem uma Guararema melhor".

Os índices positivos incluem os gastos ‘pessoais’, que se mantiveram dentro do limite estabelecido por lei, abrangendo servidores municipais e prestadores de serviços terceirizados. Além disso, a remuneração dos agentes políticos, precatórios e encargos sociais foram aprovados pelo TCE, evidenciando a eficiência e transparência da administração municipal da cidade.