Estação Literária de Guararema é escolhida para receber campanha de estímulo à leitura

A estação do município foi a única selecionada entre todas do estado de São Paulo e uma das dez de todo o território nacional

Foto da Prefeitura

Dentre várias bibliotecas brasileiras, a Estação Literária "Prof.ª Maria de Lourdes Évora Camargo” foi uma das selecionadas pelo prêmio GAME TRILHA DO ALQUIMISTA DIGITAL para receber auxílio em forma de tecnologia. Os resultados foram divulgados em novembro de 2019.

Ao todo, foram cerca de 90 inscrições e acabaram como selecionadas apenas 30 bibliotecas, sendo que a cidade de Guararema ficou na 9ª posição. Os principais critérios para a escolha foram uma sede com CNPJ válido, ao menos 2 computadores e o desenvolvimento de um Clube do Livro.

O objetivo do Clube do Livro era receber ao menos sete membros, com idade entre 14 e 29 anos, para realizarem uma leitura eletrônica dos livros de Paulo Coelho (por meio de celular, tablet ou computador) e discutirem sobre a obra. O livro selecionado foi "Verônika decide morrer", que foi lançado em 1998 e conta a história de uma ajuda que luta por e contra a sua vida.

Após as discussões, foi gravado um vídeo pela jovem Juliana Cidade, de 15 anos e participante do Projeto Plugados Guararema, em que a adolescente falou sobre o livro e apontou sobre as principais discussões que o grupo teve sobre ele. Os vídeos do projeto foram analisados por uma equipe técnica e o município de Guararema foi selecionado.

Como prêmio para os vencedores, a Estação Literária, por meio de seu Clube do Livro, recebeu uma Webinar (uma live) com o autor Paulo Coelho e alguns livros autografados pelo escritor.

O Clube do Livro de Guararema foi conduzido pela assessora de atividades socioculturais da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer de Guararema, Vanessa Martins, que participou da Formação “Pesquisa da comunidade, mobilização de jovens e inovação em bibliotecas”, com o objetivo de atrair novos usuários para os equipamentos culturais da cidade, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social e está à frente das ações da Recode desde 2017.

O prêmio GAME TRILHA DO ALQUIMISTA DIGITAL foi criado em uma parceria entre a organização social Recorde e o escritor Paulo Coelho. A ideia era incentivar bibliotecas inovadoras e democratizar o acesso à leitura digital. A Estação Literária fica na Rua 19 de Setembro, 233 - Centro.