O cabeleireiro Jardson Ramos de Souza, de 51 anos, nasceu na cidade de Mogi das Cruzes, mas vive em Guararema desde pequeno. Jardson, que é conhecido pelo grupo do pedal como “Pedal do Fubá” cursou Bacharel em Turismo, e se formou na Universidade do Sul de Santa Catarina, em Tubarão-SC. Jardson Ramos é formado em Turismo mas tem o próprio salão de cabeleireiro em Guararema desde 1987. Na última semana, Jardson participou do Circuito Vale Europeu e percorreu 9 cidades de Santa Catarina de bicicleta, totalizando 350 km de passeio. O homem que sempre foi apaixonado pela cidade de Guararema, levou o nome e a bandeira do município em sua bicicleta e no coração. Jardson contou para a redação do Jornal O Novo, qual foi a sua experiência no Circuito Vale Europeu, quais foram seus preparos antes da viagem e deu ainda algumas dicas para quem tem vontade de participar, assim como ele.
O que é o Circuito Vale Europeu? Por quantas cidades você passou?
“O circuito Vale Europeu de Cicloturismo foi especialmente planejado para ser percorrido de bicicleta, lá é cultura andar bicicleta, formado por um conjunto de outros roteiros de aventura, cultura, gastronomia, e lazer. Percorrem cidades do médio vale do Itajaí, 9 municípios de Santa Catarina. Uma viagem que pode ser planejada ao gosto do “freguês”, só, acompanhado, em grupos ou apoios pagos. É importante ver as dicas do site. Mas o passeio é de 350 km e conta com opções de lazer e infraestrutura.”
Como funciona para participar?
“Para fazer o circuito, basta apenas ter vontade de passear de bicicleta, espírito desbravador e se dirigir a Timbó-SC.”
Como foi a sua experiência?
“A experiência de passear de bicicleta é simplesmente maravilhosa, tempo para tirar uma foto, conversar com moradores, conhecer cachoeiras, cultura, gastronomia, tradições e fazer amizades para toda a vida.”
Essa foi a primeira vez que você participou?
“Já fiz outros circuitos, uns eu já fiz por conta e risco, sem infraestrutura, apenas eu me virando. E fiz mais dois outros circuitos religiosos, o “Caminho da Fé” (Tambaú-SP à Aparecida, 7 dias) e o “Rota da Luz” (Mogi das Cruzes à Aparecida, 3 dias), que contempla nossa cidade com 3 pórticos de carimbo (Luiz Carlos, Estação Ferroviária e Igreja D’ajuda). Todos são maravilhosos, aconselho.”
Houve alguma preparação física ou especial antes? Como foi?
“Quanto a preparação, para uma viagem, sim, claro que tem que fazer. Não apenas fisicamente, também uma boa bicicleta, e material para cicloturismo (bolsa, alforge, farol, alimentação, segurança do ciclista como luva, capacete, roupa adequada).”
Há quanto tempo você pratica o ciclismo?
“Na verdade ando desde pequeno, mas na década de 90 que começamos a receber bicicletas especiais, além de surgirem algumas competições. Participei de algumas, mas vi que teria que treinar muito, tempo que não tinha, mas para passear é diferente, você anda como pode e quanto aguenta, é mais resistência, foi isso que me cativou. Andar longe e sem pressa.”
Você foi no Circuito Vale Europeu sozinho?
“Fiz este passeio sozinho. Mas sempre encontro outros ciclistas e desta vez não foi diferente, em vários locais tive companhia.”
Como foi para você levar a bandeira de Guararema para outras cidades?
“Levar a bandeira do município é muito bacana, todos perguntam onde fica, o que deu em você vir só. Assim acabo contando como é a nossa cidade.”
Qual dica você daria para quem tem vontade de participar deste circuito?
“Como qualquer viagem de bicicleta, se precaver de necessidades de segurança, atentar a informações sobre onde vai o máximo possível, ter a bicicleta em dia com manutenção e levar o máximo possível em mínimo tamanho de tudo que precisa.”
HOBBY: “Passeios de MTB (Cicloturismo) e os encontros com amigos da bicicleta.”
um amor: "Amor pela minha família, amigos e com a vida."
momento inesquecível: "Minha filha."
Um Lugar? "Sou suspeito, mas… Guararema."
Uma inspiração? "Meus pais."
Uma música? "Your Song, Elton John."
o que te define? “Sou autêntico, sou o que sou.”
não vive sem? "Uma boa roda de amigos, eles sabem quem, há sintonia."