Empresária e lojista de Guararema conta experiências de 1 ano de atuação na cidade

A entrevista desta semana traz uma personalidade de Guararema que ainda não vive há muito tempo na cidade como outros moradores, mas já vem conquistando seu espaço, principalmente no mundo da moda feminina, com sua loja Zahara.
Bruna Andrade Faria Novais, proprietária da Zahara que fica no centro de Guararema, tem 37 anos e está na cidade há 3. Nesta entrevista ela comenta como foi a decisão de sair da sua área de formação, a medicina veterinária, para trabalhar com moda; e também fala sobre os desafios de manter um negócio em Guararema.
Bruna destaca curiosidades sobre o público-alvo da sua loja e como observa a diversidade de estilos na cidade. Além de falar um pouco sobre a trajetória da Zahara, que neste mês de dezembro completa um ano desde a inauguração, que ocorreu em 2 de dezembro de 2017, durante a edição anterior do Cidade Natal.

Quando surgiu a ideia de abrir uma loja? 
"Foi assim que decidi sair da área comercial veterinária, era desgastante demais e sempre gostei de moda."

O que te levou a ingressar na área de administração/empreendedorismo?
"Por já trabalhar na área comercial, apesar de ser bem diferente, achei que poderia dar certo."

E sobre a escolha de trabalhar com o mundo da moda, o que te motivou?
 "Sempre gostei muito e é muito agradável pra mim esse meio, então achei que seria algo prazeroso para se trabalhar também."

Quais foram os maiores desafios que você enfrentou nos primeiros meses? Alguma dificuldade ainda permanece?
"Abri a loja no auge do Cidade Natal, então foi muito bom. A primeira dificuldade foi por não conhecer bem o gosto das mulheres da cidade, mas isso já estamos corrigindo e começamos a trabalhar com marcas que estão caindo no gosto de grande parte das nossas clientes. Outro desafio e, este eu ainda enfrento, é com a divulgação da loja. Muita gente ainda não nos conhece e acredito que o fato de eu não ser da cidade colabora muito."

Quais são os maiores desafios em manter uma loja na cidade de Guararema? Público, diversidade de estilos... ou não existe nada relacionado à isso? 
"Existe sim! A diversidade de estilos é enorme, e agora nós estamos nos adequando à isso. Temos uma marca teen, uma marca para mulheres mais elegantes e outra mais casual. Tentamos também manter os clientes de fora, os turistas de final de semana, que procuram peças com valores mais acessíveis." 

Sobre essa experiência que agora completa um ano, o que você mais destaca como importante pro crescimento da loja e para o seu pessoal? 
"O bom relacionamento com o cliente, tenho recebido feedbacks de vários clientes que o diferencial da nossa loja, além da qualidade dos produtos, que vejo como obrigação, é o atendimento. Claro que queremos efetivar uma venda, mas o mais importante para nós é a cliente sair feliz com a sua compra. Mais do que fazer com que sua experiência em nossa loja seja agradável, temos o prazer em vê-las se sentindo bonitas com nossas peças. Isso é o mais importante." 

Se você fosse abrir uma loja hoje, faria algo diferente? 
"Talvez faria uma maior divulgação antes da inauguração, o restante foi aprendizado que acredito serem todos muito importantes para os acertos de hoje."  

O que você considera mais importante para uma boa administração enquanto gestora de um negócio? 
"Planejamento. Durante o ano existem as datas que impulsionam as vendas mas também as datas que atrapalham. Por isso é muito importante acompanhar o calendário para aproveitar as melhores épocas e não perder a oportunidade de criar ações para as datas mais difíceis. Planejar o recurso para o ano todo, datas comemorativas, promoções e marketing. Ter bons fornecedores, que te entreguem bons produtos, no prazo e que te dê uma boa margem. Além das parcerias. Os comerciantes podem se ajudar e formar parcerias de sucesso. Temos parceria com uma loja de calçados e com uma de acessórios, mas já estamos pensando em uma nova!" 

Que dica você daria para alguém que deseja empreender ou começar um negócio mesmo que seja em outro segmento, em termos de planejamento? 
"Pesquisar o público-alvo, pesquisar bastante os fornecedores e escolher um ponto que seja de "passagem" do seu público; é importante também ter uma verba para emergências; conhecer ao máximo o seu produto; tornar o ambiente acolhedor para seu cliente. E não ter medo! Se dedicar e fazer o seu melhor, assim dará certo! Começamos há um ano com muitos sonhos que estão se tornando realidade através de muito trabalho, excelência no atendimento, ótimas marcas e parcerias de sucesso."

HOBBY: "Ler romance"
Um lugar: "Minha casa"
um amor: "Minha família
não vive sem: "Um animalzinho em casa"
o que te define: "Positividade "
momento inesquecível: "Inauguração da loja 
UMA MÚSICA: "With or without you - U2 "
UMA INSPIRAÇÃO: "Minha mãe"