Comércios de Guararema funcionam em horário diferente no Natal

As lojas comuns devem funcionar até o final de dezembro das 8h até as 22h

Foto: Google Maps

O feriado mais rentável do país está chegando e com ele os comércios brasileiros alteram seus horários de funcionamento visando atender a todos os tipos de consumidores, desde os que preferem realizar suas compras nos períodos já convencionais, até os que só podem escolher seus produtos fora do horário comercial.

De acordo com os estudos feitos pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2019, a expectativa é que o comércio brasileiro movimente no dia do natal cerca de R$ 36,3 bilhões em setores que variam entre supermercado e vestuário. Esse valor estimado, representa um crescimento no volume das vendas de 4,8% para 5,2% em relação ao ano interior.

O economista da CNC, Fabio Bentes, explica os motivos do crescimento das vendas natalinas ser maior neste ano do que em anteriores: “Essa expectativa mais favorável se deve a uma combinação particular de fatores indutores do consumo no curto prazo, neste fim de ano, tais como o atual patamar historicamente baixo da inflação, a ampliação dos prazos na concessão de crédito às pessoas físicas e a maior injeção de recursos extraordinários disponíveis para consumo após a antecipação do calendário de liberação de saques das contas do FGTS”.

Em outra estimativa sobre o assunto, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) calcula que durante todo o mês de dezembro, o faturamento devido ao natal deverá atingir cerca de 76 bilhões de reais, e tudo isso apenas no Estado de São Paulo.

Em Guararema, de acordo com Valterli Martinez, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (SINCOMÉRCIO), as lojas funcionarão em um horário diferente do habitual, sendo que nos comércios de rua o funcionamento ocorrerá das 8h da manhã até as 22h, esse horário também vale para as outras cidades da região. Já para os municípios do Alto Tietê que possuem shoppings, seus funcionamentos também serão ampliados, ocorrendo das 9h até as 23h.

Os horários especiais são válidos até o dia 31 de dezembro e devem auxiliar bastante no rendimento extra dos trabalhadores de comércio autônomo, não só no natal como também no ano novo.

Outro ponto importante de se levantar em relação ao faturamento no final de ano, é que para além de apenas vender mais, a cidade de Guararema tem um diferencial que alavanca seu rendimento municipal nesta época, o evento "Guararema Cidade Natal", que em 2019 pretende receber cerca de 500 mil turistas até sua data de encerramento, que acontece no dia 5 de janeiro.

Durante o período de acontecimentos, o Cidade Natal afeta diversos setores, como o comércio alimentício, turístico, hoteleiro e de outros segmentos da cidade, fazendo de dezembro o mês preferido para todos os comerciantes do município.