Guararema

Alto Tietê conta com 825 respiradores, aponta levantamento do Condemat

Respiradores estão em serviços de saúde públicos e privados de diversas cidades do Alto Tietê, inclusive Guararema

Redação

Publicado

há 4 anos

em

Alto Tietê conta com 825 respiradores, aponta levantamento do Condemat

De acordo com um levantamento publicado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), na terça-feira, dia 24, as cidades da região contam com cerca de 825 respiradores nos serviços de saúde públicos e privados.

Os dados foram coletados devido à grande importância dos aparelhos em casos mais severos de pacientes com coronavírus (Covid-19), sendo que são essenciais para garantir mais tempo de vida aos acometidos pela doença, auxiliando o pulmão nas funções de respirar e expirar.

Segundo as informações adquiridas pelo consórcio, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde aponta que dos 825 aparelhos respiradores registrados, 719 estão uso.

Deste total, 555 estão nos serviços públicos (estaduais e municipais) que funcionam nas cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Já os outros 270 respiradores estão em unidades privadas de Arujá, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Suzano.

Até o momento, nunca houve relatos sobre a insuficiência de respiradores para atender a região, no entanto, após o surgimento da pandemia, as autoridades de saúde estão trabalhando para a ampliação dos equipamentos com base na curva de crescimento esperada para a Covid-19 e no percentual de pacientes que deverão apresentar quadros mais graves.

“Existe um esforço em ampliar o número de leitos de UTI e, consequentemente, também de respiradores para que a Região esteja preparada para dar suporte aos pacientes, lembrando que as ações acontecem com aval da Secretaria de Estado da Saúde. Não temos como precisar hoje quantos equipamentos são necessários, mas precisamos estar preparados”, informou a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat, Adriana Martins.