Guararema

Apesar de não haver casos, Prefeitura de Guararema intensificou medidas e cogita adiar atividades

Fonte: Dados informados pelas Prefeituras ao CONDEMAT às 17h - Sexta-feira - 13/03/2020

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 4 anos

em

Apesar de não haver casos, Prefeitura de Guararema intensificou medidas e cogita adiar atividades

Depois da declaração da Organização Mundial da Saúde de que o novo coronavírus é agora considerado uma pandemia, diversos boatos de que haveria um caso da doença confirmado em Guararema começaram a surgir em grupos de whatsapp e nas redes sociais, porém, após apuração realizada pelo Jornal O Novo, até a sexta-feira, dia 13, não há nenhum caso de suspeita e nem confirmado da doença na cidade, os fatos foram esclarecidos pela Prefeitura Municipal.
Mesmo sem casos locais, as principais medidas da Secretaria de Saúde estão sendo tomadas desde quando foi decretado estado de emergência em Saúde Pública, mas agora, as ações estão sendo intensificadas.
Dentre as medidas gerais tomadas pela Saúde, está uma reunião de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde com beneficiários do Fundo Social sobre cuidados preventivos do Coronavírus, a atividade foi realizada nesta sexta-feira.
Já na segunda-feira, dia 16, haverá uma reunião aberta para idosos no Centro do Idosos com um geriatra que irá falar sobre cuidados preventivos do Coronavírus, além disso, a prefeitura também está realizando divulgação nas mídias sociais e de cartazes em prédios públicos sobre medidas de prevenção da doença.
Ações da Secretaria Municipal de Saúde desde o início de fevereiro foi realizada capacitação e orientação das equipes da saúde para o protocolo de atendimento em casos suspeitos, e também estão sendo disponibilizadas máscaras cirúrgicas nas unidades de saúde para pacientes que apresentarem sintomas da doença usarem enquanto aguardam na recepção.
Ações da Secretaria Municipal de Educação: Nas escolas do município, ocorre a promoção de atividades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória com os alunos, além do estímulo do uso de lenços de papel, bem como seu descarte adequado, a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços (cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos) e o estimulo do uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros.


AULAS SUSPENSAS
Em pronunciamento feito ontem (13), o governador João Dória anunciou a suspensão gradualmente das aulas na rede estadual.

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.