Educação

Em Guararema, alunos recebem certificado de conclusão do Programa Bombeiro na Escola

Mais de 600 alunos dos 4ºs e 5ºs anos participarão da atividade de formação, com lições de segurança contra incêndio e orientações sobre possíveis situações de emergência

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Em Guararema, alunos recebem certificado de conclusão do Programa Bombeiro na Escola

Foto: Vitoria Mikaelli

Os alunos da E.M. Dom Alberto Johnnes Steeger, localizada no bairro Parateí, em Guararema,  foram os primeiros alunos da Rede Municipal de Ensino a receberem o certificado de conclusão do Programa Bombeiro na Escola em 2022. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Guararema, por meio da Secretaria da Educação, e o Corpo de Bombeiros.

Nas escolas municipais de Guararema, mais de 600 alunos dos 4ºs e 5ºs anos participarão dessa atividade de formação, com lições de segurança contra incêndio e orientações sobre possíveis situações de emergência.

Durante as aulas, os alunos aprendem sobre os números de telefones de emergências, princípio do fogo, cuidados com o gás de cozinha, diferença entre animais venenosos e peçonhentos e sua forma de tratamento, prevenção de acidentes no lar, no trânsito e em outras áreas de riscos, conhecimento básico de primeiros socorros como: desmaios, convulsões e engasgamentos, cuidados com o meio ambiente, com ênfase no incêndio de vegetação, enchentes e importância de preservar o meio ambiente e nossos rios e córregos.

As aulas, em Guararema, têm sido ministradas pelo Bombeiro Educador Cabo PM Edilson Barbosa dos Santos. 

Os alunos participantes foram avaliados dia a dia, por seu instrutor. Para o encerramento das avaliações, os alunos foram desafiados a elaborar uma redação, que teve o título "O que você aprendeu com o Programa Bombeiro na Escola". Nesse contexto foram escolhidos os alunos que mais se destacaram nessa missão, bem como durante todo o processo de aprendizagem. 

Um aluno de cada sala foi premiado, sendo que, do 4º ano A, a redação da aluna Nathalia Costa Souza foi a escolhida; do 4º ano B, a aluna Giulya Pietra Siqueira Pereira foi premiada; do 5º ano A, a aluna destaque foi Eduarda Reis Oliveira; e do 5° ano B, o aluno Guilherme Ribeiro Alves.

A entrega dos certificados contou com a participação do vice-prefeito, Odvane Rodrigues da Silva; da chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Camila Borges Pimentel Nogueira; dos vereadores, Claudinei Santos de Oliveira (Tio), Fernando Campagnoli Benitez Braga (Fecco) e Reinaldo Gaspar (Alemão); além dos representantes do Corpo de Bombeiros, o comandante do Primeiro Subgrupamento de Bombeiros, pertencente ao 17º Grupamento de Bombeiros, capitão PM Lucas Ricardo Miatello e o bombeiro educador cabo PM Edilson Barbosa dos Santos.

A ação realizada na escola também teve a participação do animado mascote dos Bombeiros, o cão Faísca, um simpático cãozinho dálmata, personagem que chamou a atenção e fez a alegria das crianças na hora das fotos no caminhão dos Bombeiros.

 "O Programa Bombeiro na Escola proporcionou aos nossos alunos momentos de aprendizagens significativas que levarão para toda a vida, despertando nas nossas crianças responsabilidade social com a missão de proteger a vida e o meio ambiente", destaca a diretora da E.M. Dom Alberto Johnnes Steeger, Solange Aparecida Silva.

A Secretaria Municipal de Educação agradece a todos que contribuíram para a primeira edição do Programa Bombeiro na Escola. "Em nome da Secretaria Municipal de Educação, agradecemos ao Corpo de Bombeiros por contemplar a nossa Rede de Ensino com este importante Programa, que além de gerar alunos capazes de identificar situações de riscos, cria cidadãos que respeitam as leis, o meio ambiente e o próximo", evidencia a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.