Cultura

Mogi das Cruzes recebe 1º Mostra de Arte Orgulho LGBTQIA+

Projeto é realizado pelo Governo do Estado com produção assinada pelo Instituto Criarte

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Mogi das Cruzes recebe 1º Mostra de Arte Orgulho LGBTQIA+

Artista Sandrak, que fará parte do elenco de atrações/Foto: Divulgação

A cidade de Mogi das Cruzes receberá entre 22 e 30 de abril sua 1ª Mostra de Arte Orgulho LGBTQIA+, projeto realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa com produção assinada pelo Instituto Criarte, cuja presidência está com Mateus Sartori, ex-secretário de Cultura e Turismo do município entre 2013 a 2020 e atual secretário de Cultura e Turismo de Guararema.

O projeto aprovado no Proac, programa de fomento à cultura do Governo Estadual, será realizado no espaço cultural Casa do Jequitibá, conhecido na cidade por ter se tornado um dos principais espaços da região para o fomento e difusão da cultura local.

A mostra reúne artistas mogianos com apresentações musicais, shows de Drags, DJ, exposição fotográfica, performance de dança e, futuramente, uma atividade virtual com depoimentos dos artistas participantes sobre o mercado da arte e cultura para o movimento LGBT.

Toda a programação é gratuita, mas o projeto prevê a arrecadação de bilheteria voluntária que será inteiramente destinada ao Fórum Mogiano LGBT para apoiar as ações relevantes que o coletivo cultural vem desenvolvendo na cidade.

"A intenção do Instituto Criarte em realizar a Mostra no município, primeiramente se deu pela potência cultural que a cidade oferece com uma diversidade incrível de artistas e produções culturais que muito engrandecerá a programação, mas nosso objetivo principal está em chamar a atenção para a população LGBTQIA+, que todos os dias precisam lutar contra o preconceito, a homofobia e a intolerância" afirma Mateus Sartori, presidente do Instituto Criarte.

Já a presidenta do coletivo Fórum Mogiano LGBT, Regina Tavares, ressalta a importância da realização do projeto na cidade, valorizando a produção cultural existente no segmento LGBT e por acreditar que ações como essa colocam diariamente na pauta as questões ligadas à intolerância existente na sociedade com as pessoas do movimento LGBT.

Outro fato relevante a ser citado, é o retorno das atividades culturais e a possibilidade do encontro, movimentando novamente a vida cultural na cidade, proporcionando a todos o convívio e a troca.

Confira a programação:

22 de abril/Sexta-feira

- Pedro Chavedar
- Exposição de fotografias de drags e coberturas das Paradas do Orgulho LGBT realizadas em Mogi das Cruzes


22 de abril/Sexta-feira

20h
- Sandra Vianna
- Um show com canções autorais de Sandra Vianna, parcerias e interpretações, que priorizam o Universo Feminino, valorizando sua ancestralidade e fortalecendo o empoderamento da Mulher.


23 de abril/Sábado

- 20h
- Sadrak


28 de abril/Quinta-feira

- 20h
- Noite das Drags com Dj Ed Monster
- Noite dedicada ao encontro de Dragqueens, terá no palco shows com Alexandra Braga, Dandara, Sisi Over e Lunnah Adamm´s. Como convidado especial da noite, DJ Ed Monster fará a amarração sonora entre os shows


29 de abril/Sexta-feira

- 20h
- Konny Lee
- O cantor e Performer Lucas Garcia se apresenta como drag conhecida como Konny Lee. No repertório grandes nomes da música brasileira LGBTQIA+ como:  Liniker, Glória Grovve entre outros, trazendo para o show reflexão sobre liberdade, amor e o fim de qualquer tipo de preconceito.


30 de abril/Sábado

- 20h
- Khalil Magno
- O show "De Cara pro Vento" é resultado de despretensiosas conversas musicais entre Khalil Magno e Paulo Betzler, encontro de poesia percussiva, de cordas e vocal. A apresentação conta com canções compostas por Khalil Magno e abarca diversidades como existencialismo, romance e temas sociais. A dupla convida as pessoas ouvintes para uma viagem sonora única, pois a ênfase do espetáculo é a fluidez, nunca se sabe pra onde a música levará.