Convidado da Semana
A culpa é da política
Foto: Arquivo Pessoal
"Errar é humano; culpar outra pessoa é política." A frase é de Hubert H. Humphrey, vice-presidente dos Estados Unidos na década de 60. O que diz esta frase? Que os políticos sempre culpam os outros por seus erros, ou que é uma prática "política" culpar os outros pelos seus erros? Independentemente da forma como se entenda o pensamento, aproveito a deixa para relatar que muitas pessoas não sabem o nome do prefeito de sua cidade, desconhecem os vereadores e tampouco sabem o papel de cada um deles.
É preocupante ver que muitos dizem não se importar, ou até mesmo odiar o assunto. Aliás, tudo vai de mal a pior por culpa da "política" e do "jeitinho político". Isso é se isentar do seu papel de cidadão em um país democrático, onde democracia significa "governo do povo".
A política deve ser entendida num sentido amplo, envolvendo relações entre a comunidade e seus governantes, e não apenas como sinônimo de partidos. É preciso que a população acorde e veja o poder que tem nas mãos para transformar sua cidade, estado e país.
Miliane Moraes, é jornalista, assessora de comunicação, marketing político e institucional. Ela acredita que política é dever de todos.