Brasil

Alesp dá sinal verde para a privatização da Sabesp em meio a protestos

Durante votação, protestos ocorreram, resultando em conflito com a polícia presente

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 5 meses

em

Alesp dá sinal verde para a privatização da Sabesp em meio a protestos

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou hoje (7), por 62 votos a favor e um contra, a privatização da Sabesp, em uma sessão na qual a oposição ao governador do Estado, Tarcisio de Freitas (Republicanos), não estava presente. Durante a votação, ocorreram protestos e a polícia utilizou spray de gás pimenta e bomba de efeito moral contra os manifestantes. O projeto agora segue para a sanção do governador.

A venda da empresa de água e saneamento é uma das principais iniciativas defendidas por Tarcísio de Freitas e é esperado que ele a utilize para ganhar destaque nacional, visando as eleições de 2026. Para a aprovação do projeto de lei, era necessário o apoio de pelo menos 48 dos 94 deputados, sendo o voto contrário registrado pela deputada Delegada Graciele (PL).

 

André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), presidiu a reunião e compartilhou em suas redes sociais mensagem acerca dos acontecimentos do dia: "Hoje infelizmente registramos na Alesp cenas tristes e lamentáveis, que interromperam temporariamente a sessão para a votação do projeto de lei 1501/2023, que trata da desestatização da Sabesp. Após a normalização da situação, a votação foi retomada e a propositura foi aprovada pela maioria. Agradeço a compreensão e o apoio de todos que acompanham o trabalho realizado na Assembleia Legislativa. Continuarei lutando pelo bem do nosso Estado e do nosso povo. Muito obrigado."