Alto Tietê

Região do Alto Tietê registra apenas 12 mortes em acidentes de trânsito em abril, revela Infosiga

Das tragédias relatadas, 3 envolvem atropelamentos, 8 colisões ou choques, além de um caso que não foi especificado

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Região do Alto Tietê registra apenas 12 mortes em acidentes de trânsito em abril, revela Infosiga

Foto: Reprodução/Freepik

De acordo com os dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), apenas 12 mortes em acidentes de trânsito foram registradas em abril deste ano na região do Alto Tietê. Entre as vítimas, 10 eram homens e 2 eram mulheres. Nove morreram no local do acidente, e os demais, mesmo sendo socorridos, não resistiram aos ferimentos.

Os números registrados revelam uma queda de 33% em relação ao mesmo mês de 2022. Entre os acidentes relatados, 75% das vítimas eram as pessoas que estavam conduzindo o veículo no momento do acidente, e 16,6% dessas pessoas eram apenas passageiros.

Das tragédias relatadas, 3 envolvem atropelamentos, 8 colisões ou choques, além de um caso que não foi especificado. É importante destacar que em quatro casos, as vítimas estavam em carros, enquanto outras quatro estavam em motos. Outras duas vítimas estavam em um caminhão, outra era condutora de uma bicicleta, e a última era pedestre

No total desses registros, as mortes no momento exato do acidente ocorreram em Guararema, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Salesópolis, com um óbito em cada cidade. Já as outras cinco mortes, onde as vítimas foram socorridas mas não resistiram, ocorreram nos municípios de Itaquaquecetuba e Suzano.

Mesmo com a redução das ocorrências fatais, houve um pequeno aumento no número de acidentes sem vítimas mortais, conforme registrado. Foram 117 acidentes classificados como colisão, 28 como choque (conflitos com outros veículos), e 28 atropelamentos. Esses números resultaram em um aumento de 15 acidentes em relação ao mesmo mês do ano passado, visto que em abril de 2022 foram registrados 402 casos, enquanto este ano foram registrados 417 casos.

Dias como sábado e domingo contam com o maior número de acidentes desse tipo. A maioria das tragédias acontece durante a noite e madrugada desses dias. É importante lembrar que 78,9% dos acidentes ocorreram em trajetos nas vias da administração municipal, segundo o próprio Infosiga.

Acidentes no Trânsito 

A falta de atenção dos motoristas é uma das principais causas de acidentes de trânsito. Muitos condutores se distraem com o uso de dispositivos eletrônicos, como celulares, além de outros fatores que contribuem significativamente para o aumento desses incidentes, como conversas com passageiros, comer ou beber enquanto se dirige, por exemplo. Além disso, desrespeitar a sinalização é uma prática comum que eleva consideravelmente o risco de colisões.

O excesso de velocidade também representa um problema recorrente nas estradas, reduzindo o tempo de reação dos próprios motoristas e agravando o nível de cada acidente. É importante ressaltar que a ingestão de álcool antes de dirigir é uma causa evitável e extremamente irresponsável de acidentes. Por último, mas não menos importante, o cansaço ao volante é uma preocupação séria, afetando diretamente a atenção dos condutores e aumentando consideravelmente a probabilidade de colisões fatais.