Alto Tietê

De vereador de Guararema a presidente da Alesp; A ascensão de André do Prado à liderança da casa legislativa estadual

André do Prado, do partido PL, foi eleito presidente da Alesp, (Assembleia Legislativa de São Paulo), com uma margem significativa de 89 votos dos 94 possíveis, superando seu único concorrente Carlos Giannazi, do PSOL

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

De vereador de Guararema a presidente da Alesp; A ascensão de André do Prado à liderança da casa legislativa estadual

Foto: Reprodução / Alesp

Após a posse dos 94 deputados estaduais eleitos em 2022, a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), anunciou nesta quarta-feira (15), o nome do novo presidente da Casa para o biênio 2023-2024. O escolhido foi André do Prado (PL), que faz parte da base de apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

André do Prado, do partido PL, foi eleito presidente da Alesp, (Assembleia Legislativa de São Paulo), com uma margem significativa de 89 votos dos 94 possíveis, superando seu único concorrente, Carlos Giannazi, do PSOL, que recebeu apenas votos de membros de seu próprio partido. O PT, apesar de ser uma oposição a Tarcísio, o atual governador de São Paulo, instruiu sua bancada a votar em André do Prado. Inclusive, o ex-senador Eduardo Suplicy votou a favor dele. 

Durante uma entrevista coletiva, André do Prado foi questionado se é bolsonarista e afirmou que, embora seu partido seja afiliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, seu trabalho não se concentra em questões de costumes, mas sim na "ponta". Quando questionado sobre a privatização da Sabesp, ele disse que a avaliação inicial será realizada pelo Executivo e em relação aos problemas comportamentais da Legislatura anterior, ele prometeu que o regimento será respeitado e que seu objetivo é fortalecer o mandato de cada deputado. Além disso, o deputado Teonilio Barba (PT), foi eleito para o cargo de primeiro-secretário, enquanto Rogério Nogueira (PSDB), foi eleito segundo-secretário. 

A Mesa Diretora é composta por nove cargos, totalizando 151 cargos de confiança, 70 dos quais foram designados para a Primeira Secretaria, que é ocupada pelo PT. Esses cargos da Mesa Diretora custam R$ 2,1 milhões por mês.

Mesa Diretora da Alesp 

A atual Mesa Diretora Alesp é liderada pelo presidente André do Prado, filiado ao partido PL. Além dele, a Mesa é composta por outros dois titulares: o primeiro-secretário Teonilio Barba, do PT, e o segundo-secretário Rogério Nogueira, do PSDB.

Também foram designados membros substitutos para assumir as funções em caso de ausência dos titulares. Os substitutos incluem quatro vice-presidentes: Gilmaci Santos, dos Republicanos, como primeiro vice-presidente; Milton Leite Filho, da União Brasil, como segundo vice-presidente; Helio Zanatta, do PSC, como terceiro vice-presidente; e Rafael Silva, do PSD, como quarto vice-presidente. Além disso, há dois terceiros-secretários: Léo Oliveira, do MDB, e Gil Diniz, do PL, que atuam como terceiro e quarto secretários, respectivamente.

Maioria

Com a nova distribuição de forças políticas, o governador busca construir uma maioria para aprovar seus projetos durante os primeiros anos de mandato, incluindo a privatização de empresas estatais, como a Sabesp, responsável pelo saneamento básico do Estado. Apesar do acordo firmado para garantir representatividade na Mesa Diretora, o PT afirma que será uma oposição firme ao atual governador, devido à sua posição contrária à venda de empresas estatais. Entretanto, Tarcísio também conta com o apoio das bancadas do PSD, partido do vice-governador Felicio Ramuth, além de MDB, União Brasil, PSDB, Progressistas, Podemos e PSC.

O novo presidente da Alesp

André do Prado foi prefeito do município de Guararema, na região metropolitana de São Paulo, de 2005 a 2008. Desde 2011, exerce o cargo de deputado estadual e acaba de ser eleito pela terceira vez consecutiva.

Durante seu discurso de vitória, expressou gratidão a Deus por estar vivenciando esse momento único em sua vida. Ele jamais imaginou se tornar presidente da casa como deputado, por isso considera uma grande honra ter sido eleito pelos seus colegas deputados. Também agradeceu nominalmente ao presidente nacional do partido PL, Valdemar da Costa Neto, e ao governador Tarcísio, pelo apoio e confiança depositados nele.

Prado, afirmou o compromisso de trabalhar juntamente com seus colegas para construir um estado mais forte, humano e desenvolvido. Ele mencionou ex-governadores de São Paulo com quem já trabalhou, incluindo Geraldo Alckmin (PSB), Márcio França (PSB), João Doria (sem partido) e Rodrigo Garcia (PSDB).

Curiosamente, o novo presidente da Alesp não mencionou o ex-presidente Bolsonaro, a quem apoiou nas eleições presidenciais de 2022

Posse

Na tarde de quarta-feira (15), os 94 deputados estaduais eleitos em São Paulo nas eleições de 2022 tomaram posse na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve presente na cerimônia de posse da 20ª legislatura da Casa.

A nova legislatura será liderada pelo Partido Liberal (PL), que elegeu 19 deputados, seguido pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com 18 deputados, e em terceiro lugar, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 9 deputados. Os outros 48 deputados eleitos pertencem a 14 partidos diferentes. Quanto à representatividade, 76 das 94 cadeiras serão ocupadas por deputados brancos, enquanto 18 serão ocupadas por deputados negros. No quesito gênero, há um aumento de seis mulheres em relação a 2018, totalizando 25 mulheres deputadas nesta nova legislatura.

AUDIENCIA PUBLICA - SANTA ISABEL - ALESP AUDIENCIA PUBLICA - SANTA ISABEL - ALESP