Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou nova fase do Pró-Visão nesta quarta (2), com anúncio da parceria com o Lions Club
A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou nesta quarta-feira (2) uma nova etapa do Programa Pró-Visão, voltada ao atendimento oftalmológico da população. O evento foi realizado no auditório da UNICA, em Jundiapeba, e contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, do vice-prefeito Teo Cusatis, do presidente da Câmara Municipal, Francimário Vieira (Farofa), além de representantes do Lions Club, da Secretaria Municipal de Saúde e demais autoridades.
Durante a cerimônia, a prefeita Mara Bertaiolli ressaltou o comprometimento da equipe de saúde e elogiou o trabalho conduzido pela secretária Rebeca Barufi e pelo secretário adjunto Dr. Luiz Botti. “Desde a transição de governo, Rebeca e Dr. Botti têm executado um serviço com maestria. A Secretaria de Saúde tem feito um excelente trabalho e este programa é reflexo disso: um atendimento que cuida de verdade das pessoas”, afirmou.
A nova fase do Pró-Visão tem como destaque a parceria com o Lions Club, que cedeu uma van oftalmológica equipada para ampliar os atendimentos. A meta é atender 1.500 pacientes até o dia 10 de agosto, com ações que já começaram em Jundiapeba e seguirão para o Cias, na Mônica Fisioterapia. Durante a coletiva, representantes do Lions anunciaram que a van deve retornar à cidade em outubro, reforçando o compromisso com a continuidade dos atendimentos.
O vice-prefeito Teo Cusatis também fez questão de agradecer ao Lions Club pela contribuição e destacou os desafios enfrentados pela atual gestão. “Eu estive como secretário de Saúde por oito anos e sei que colocar a cidade em ordem, principalmente na área da saúde, não é fácil. Pegamos a rede em colapso, com filas enormes. Reverter o quadro de uma saúde desconstruída exige muito empenho. E a prova de que nunca fizemos isso sozinhos é essa parceria com o Lions, que está ajudando Mogi a avançar com dignidade”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Francimário Vieira, o Farofa, reforçou a importância das ações oftalmológicas para a cidade. “Sabemos que uma das maiores demandas da saúde é o exame oftalmológico. Quando a nova gestão assumiu, foi certeira em suas primeiras medidas, com o mutirão de catarata e outras ações. Visão é qualidade de vida. Este é um governo que busca parcerias que realmente funcionam”, afirmou. Farofa também elogiou a condução do atendimento na rede: “Quando a prefeita Mara fala que é preciso abraçar o mogiano, isso se reflete no atendimento humano, desde a recepção, com respeito e cordialidade. Parabenizo também o CEJAM, que administra a UNICA de Jundiapeba com muita competência.”
A secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, fez um balanço das ações realizadas até agora. Desde fevereiro, o Pró-Visão realizou 750 consultas em parceria com o Centro Bucô, ampliou as cirurgias de catarata com a Santa Casa e agora avança com a estrutura do Lions Club. “A oftalmologia é uma das maiores demandas do município. Essa van equipada vai nos ajudar a atender a população que ainda aguarda por consultas. Agradeço especialmente à Neuza, que articulou essa importante parceria”, afirmou.
Segundo dados apresentados, os atendimentos na atenção primária aumentaram 17,8% em 2025, com 196.588 registros. Já na atenção especializada, o salto foi de 42,3%, com 66.875 atendimentos. Os exames também cresceram 32,6%, totalizando 82.617. A fila para atendimento oftalmológico caiu de 14.757 para 11.798 pessoas redução de 20%. Só as cirurgias de catarata somaram 185 em menos de um mês, com capacidade ampliada em 31% na Santa Casa.
Além das ações em oftalmologia, a Secretaria de Saúde também vem promovendo atendimentos itinerantes em áreas como dermatologia, urologia, endocrinologia e ginecologia, além da retomada da carreta de mamografia. Na saúde mental, a gestão zerou a fila de mais de 5 mil pacientes que aguardavam por atendimento psicológico.