Mogi das Cruzes

Alunos do 2º ano da rede municipal de Mogi das Cruzes passam por Avaliação da Fluência Leitora

Alunos são submetidos à Avaliação da Fluência Leitora como parte do compromisso da Secretaria de Educação com o desenvolvimento educacional

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 1 mês

em

Alunos do 2º ano da rede municipal de Mogi das Cruzes passam por Avaliação da Fluência Leitora

Foto: PMMC

 

Mogi das Cruzes, 26 de março de 2024 - Mais de 4,8 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de Mogi das Cruzes participam da Avaliação da Fluência Leitora até o dia 5 de abril. A iniciativa visa acompanhar e contribuir para o desenvolvimento dos estudantes, como parte do compromisso da Secretaria de Educação da cidade em colaboração com municípios, estados e a federação pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A avaliação, realizada através do aplicativo CAED/UFJF, desenvolvido em parceria pelos governos estadual e federal, consiste na leitura de palavras e textos pelos alunos, acompanhados por um professor aplicador. Os registros são feitos de forma gravada e inseridos em um sistema, permitindo posterior análise dos dados para fornecer um panorama da fluência leitora dos estudantes.

O objetivo principal é verificar a capacidade de leitura dos alunos em relação à sua etapa escolar, possibilitando o acompanhamento de seu progresso e a implementação de ações específicas para melhorar o processo de alfabetização. No final do ano, uma nova avaliação será realizada para monitorar o desenvolvimento dos estudantes ao longo do período letivo.

A Avaliação da Fluência Leitora faz parte do ciclo de Avaliações organizado pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, que inclui também a sondagem inicial e a 1ª Edição da E-Aprendi, programada para ocorrer de 1º a 30 de abril. Essas avaliações são fundamentais para o aprimoramento das políticas públicas educacionais e fornecem subsídios para análise e replanejamento das propostas pedagógicas nas escolas, visando a melhoria contínua da aprendizagem dos estudantes.