Guararema

Outono: período de incidência de casos do vírus Mão-Pé-Boca

Outono: período de incidência de casos do vírus Mão-Pé-Boca

A doença Mão-Pé-Boca é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca).
Embora possa acometer os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais comumente em mãos, pés e boca.
Sua incidência pode aumentar até 20% no outono e no inverno, por conta da imunidade ficar mais baixa no período. 
A transmissão se dá pela via fecal/oral, por meio do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então pelos alimentos e objetos contaminados. Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas. 
O período de incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum. Crianças em creches são especialmente suscetíveis a surtos da doença, porque a infecção se espalha pelo contato pessoa a pessoa. Para evitar a transmissão é de extrema importância medidas de higiene como: manter as unhas das crianças sempre curtas; evitar compartilhamento de brinquedos; desinfetar as áreas comuns; como a doença da mão-pé-boca é altamente contagiosa, as pessoas contaminadas devem limitar sua exposição.