Guararema

Guararemenses comentam mudanças nesta edição do ENEM

Larissa Martins

Publicado

há 5 anos

em

Guararemenses comentam mudanças nesta edição do ENEM

No próximo domingo, 11, ocorrerá o segundo dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que nesta edição de 2018 começou a ser aplicado em dois finais de semana e não mais em dois dias subsequentes e, reuniu cerca de 5,5 milhões de inscritos em todo o país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou após o final do período de inscrições, em maio deste ano.
No primeiro dia de prova, 5 de novembro, os participantes realizaram as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no próximo final de semana, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e a de Matemática e suas Tecnologias.
A redação do Jornal O Novo conversou com candidatos de Guararema que estão realizando o exame. Jaciely Santos, de 19 anos, falou a respeito da prova ter sido dividida em 2 finais de semana. “Desta forma eu achei bem melhor, pois não fica tão exaustivo ao participante e também não prejudica religiões que guardam o sábado”, comentou a estudante de direito.
Outro guararemense, João Pedro Vieira de Matos, disse que tem boas expectativas para o segundo dia de prova “Estou confiante para o segundo dia. Mas as questões estão cheias de ambiguidade, fazendo assim o candidato muitas vezes ter que ler mais de uma vez”, contou o jovem de 17 anos. 
Já a monitora de acompanhamento escolar, Laura Matos, de 38 anos, comentou que sua expectativa é de que a segunda prova seja mais difícil “Não encontrei dificuldades em responder as questões do primeiro dia, embora tenha sido muito cansativo. Mas no segundo dia eu acho que será bem mais difícil, eu me formei no ensino médio há quase 20 anos e acabo me complicando em algumas coisas de matemática”.    
Os entrevistados também deram suas opiniões a respeito dos assuntos abordados nas questões. Segundo Jaciely “As questões estão bem atualizadas, entretanto, há assuntos que excedem o necessário.” Enquanto Laura comentou que “Os assuntos abordados foram bem autênticos, apesar de polêmicos. E as questões foram bastante indutivas também, voltadas para um lado político”.
Sobre o tema da redação, os três demonstraram opinião comum a respeito de ter sido um tema bem atual. “Achei um tema muito bom, que com certeza confundiu muita gente”, disse João Pedro. A estudante Jaciely completou “Foi um tema vigente, um assunto que vem sendo bem explorado hodiernamente”.
Conforme o cronograma disponível no site do INEP, a publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões será no dia 14 de novembro. Porém, os resultados individuais serão divulgados no dia 18 de janeiro de 2019.
 

Larissa Martins é repórter no Jornal O Novo.