Guararema

Moradores e autoridades questionam a Sabesp

Os moradores reclamaram da qualidade ruim em que estavam recebendo água, com cor escura e não potável

Moradores e autoridades questionam a Sabesp

O vice-prefeito Dirceu Jacinto Granato e o vereador Claudinei dos Santos (Tiu), juntamente com moradores do Parateí, reforçaram o pedido de providências à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) com relação à baixa qualidade de água de residências do bairro, que na última semana, chegou às torneiras com coloração escura.
Na quarta-feira (07/11) o vice-prefeito e vereador acompanharam técnicos da Sabesp em residências do bairro. De acordo com o encarregado da Sabesp em Guararema, Valter Cabral, o problema é pontual e está afetando somente algumas residências do Parateí e Jardim Dulce.
“Nós estamos visitando as residências para conversar com os moradores e em paralelo estamos realizando análise nos poços para detectar a causa do problema. Além disso, estamos executando o procedimento técnico operacional de descarga em rede para fazer a limpeza de ponta de rede”, disse o encarregado.
Cabral disse ainda que recentemente dois poços de abastecimento foram fechados após análise que comprovou excesso de turbidez na água.
Durante as visitas os técnicos da Sabesp estiveram na casa de Rosângela Barbosa da Silva, que teve problemas com a qualidade da água nas últimas semanas. “Cheguei a perder algumas roupas por conta da cor escura da água e espero providências e garantia da Sabesp que o problema será solucionado”, disse.
O vice-prefeito Dirceu Jacinto Granato e o vereador Tiu reforçaram a necessidade de solucionar o problema o quanto antes. “A qualidade da água interfere na saúde pública e qualidade de vida da população. Esperamos que o problema seja solucionado o mais rápido possível”, disse Dirceu.
O Plano de Investimentos da Sabesp, detalhado em contrato assinado em julho, prevê a implantação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta no Parateí. Com a implantação a água passará por um processo mais amplo de tratamento com floculação, decantação e filtração da água.
Para notificar casos como este os moradores devem acionar a Sabesp por meio do telefone: 0800-055-0195.