Guararema

Guararema é destaque no Índice de Efetividade da Gestão Municipal  

A cidade ganhou destaque positivo na educação, recebendo nota 'B' no IEG-M do TCE-SP em meio à pandemia

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Guararema é destaque no Índice de Efetividade da Gestão Municipal  

Foto: Comunicação/PMG

Guararema foi a única cidade do Alto Tietê a ter a Educação classificada como “B” no exercício 2022 do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Com resultado entre 60,0% e 74,9% da nota máxima, a cidade é destaque e foi mencionada como um exemplo positivo de políticas públicas educacionais e inclusivas pelo órgão regulador durante uma série de lives disponíveis no YouTube.

Na live sobre o tópico i-Educ, realizada nesta quinta-feira (26), além da abertura com o presidente do TCE-SP, Sidney Estanislau Beraldo, houve duas palestras com colaboradoras do Núcleo AUDESP – Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo.

Enquanto Márcia Harumi Hirata apresentou detalhes técnicos sobre a estrutura do programa, Débora Geórgia Tristão citou exemplos positivos, que comprovam os números. É o caso de uma escola municipal de tempo integral em Itu, do Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar de Araçatuba e também da Escola Municipal de Educação Complementar “Adibe Sayar Daher”, a EMEC, no bairro Itapema, em Guararema.

“O município de Guararema tem uma escola municipal de educação complementar. A cidade é uma graça e fiquei apaixonada por lá. É um Centro de atendimento Educacional especializado para serviços de educação especial, que funciona no contraturno e atende os alunos matriculados na rede municipal de Ensino que apresentam múltiplas deficiências, como deficiência auditiva, visual, intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, entre outras”, explicou ela.

O IEG-M vai de “C” a “A”, e no exercício de 2022, com ano base 2021, não houve registro de notas “A”. Mas 33 municípios, incluindo Guararema, alcançaram a classificação “B”. Vale lembrar que o resultado divulgado é referente ao período em que a pandemia de Covid-19 ainda estava em fase crítica, com aulas remotas e amplas campanhas de vacinação.