Guararema

Guararema apresentou consumo de energia "baixo" em 2017

O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2018 pode ser conferido online e apresenta dados separados por área, sendo industrial, residencial, rural, entre outras; além do número específico de consumidores

Larissa Martins

Publicado

há 5 anos

em

Guararema apresentou consumo de energia "baixo" em 2017

Segundo o Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2018, divulgado esse mês pela Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, com ano base: 2017, em Guararema, foi consumida uma média de 177.900 quilowatt-hora (kwh), com um total de 13.156 consumidores. Enquanto Suzano, foi a cidade do Alto Tietê com maior consumo de energia elétrica registrado no ano passado. O anuário mostra que 101.057 consumidores gastaram 1,3 bilhão de kwh no período citado. 
Se considerada toda a região, os gastos de residências corresponderam a 4,2 bilhões de kwh gastos por 542.037 consumidores.
Os maiores gastos de energia elétrica apontados no anuário são do setor industrial, totalizando em Suzano, por exemplo, aproximadamente 872 milhões de kwh, número que ficou bem abaixo em Guararema, onde foram consumidos 119 milhões. A cidade de Salesópolis, que teve o menor número de consumidores do Alto Tietê, se destacou pelo consumo na área rural, que representa metade do que foi gasto por residência. O gasto de 578 consumidores rurais salesopolenses representou aproximadamente 4 milhões de kwh, enquanto uma média pouco maior que de 6 mil residências, gastaram 10 milhões.
O anuário apresenta dados sobre os principais energéticos consumidos pelos 645 municípios paulistas, levando em conta ainda gás natural, etanol e derivados de petróleo, e as respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2).
 

Larissa Martins é repórter no Jornal O Novo.