Casa da Memória de Guararema é reconhecida pelo Cadastro Nacional de Museus

Local agora pode ser encontrado por pessoas de todo o Brasil e é reconhecido pelo título de museu

Foto: Prefeitura de Guararema

A Casa da Memória ‘Antônia Guilherme Franco’, que fica em Guararema, agora integra o grupo dos mais de 3.500 instituições que fazem parte do Cadastro Nacional de Museus, uma fonte ampla de informações atualizadas sobre os museus do país.

A conquista aconteceu no mês de janeiro e veio após muito trabalho e aprimoramento técnico por parte dos envolvidos com a instituição. Ao pesquisar sobre a Casa da Memória no site do ‘Mapa de Museus’ é possível encontrar a tipologia dos acervos, o endereço, uma breve história do local e até mesmo se ele possui acessibilidade.

A Casa da Memória Antônia Guilherme Franco é considerada um museu público com o acervo sobre a história do município. O local executa a quase 7 anos um importante trabalho de integração com a comunidade na pesquisa de informações históricas, contando com a participação de munícipes com o empréstimo de peças, itens decorativos e o resgate da memória da cidade para a elaboração de exposições temáticas.

A proposta do local é auxiliar na propagação da história de Guararema e de pessoas que colaboraram com o crescimento do município. Periodicamente, a Casa da Memória oferece exposições interativas, explorando diversos momentos de nossa história, incluindo trabalho de monitoria e atividades pedagógicas, de acordo com o tema de cada exposição, oferecidas aos alunos da Rede Municipal e de outras instituições de ensino.

A Casa da Memória Antônia Guilherme Franco funciona de quarta a sexta, das 10h às 13h e das 15h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. O endereço é: Rua Dona Laurinda, 138 – Centro.