Mogi das Cruzes
Mogi lança aplicativo que leva serviços da Saúde para a palma da mão
O “SIS na Palma da Mão”, ferramenta digital que agiliza processos de organização para promover mais agilidade à população

Na noite de quinta-feira (04/09), a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e o vice-prefeito Téo Cusatis apresentaram o “SIS na Palma da Mão”, durante evento realizado no auditório do Cemforpe, no bairro Nova Mogilar. O novo aplicativo promete centralizar todos os serviços da rede municipal de Saúde em ambiente digital, com foco em acessibilidade, transparência e protagonismo do cidadão.
A ferramenta oferece uma série de facilidades para os pacientes, como agendamento de consultas e exames pelo celular, check in eletrônico via QR Code nos totens das unidades de saúde, consulta gravada e transcrita, receita digital, agendamento automatizado de exames e especialidades, prontuário único do paciente em toda a rede, gestão integrada dos equipamentos e até consultas por telemedicina.
O SIS na Palma da Mão chega para modernizar e humanizar o atendimento, garantindo autonomia ao cidadão e permitindo que a saúde esteja sempre ao alcance da mão, de forma rápida e prática. Durante o lançamento, a prefeita destacou os avanços da gestão nos primeiros oito meses e anunciou novos projetos, como a ampliação da UNICA Jundiapeba, reforma da UNICAFISIO Braz Cubas, implantação da UNICA Cezar de Souza, construção da UPA em Braz Cubas, da UBS do Jardim São Pedro e da Cidade da Saúde no Centro, além da abertura da Maternidade Municipal e reorganização do Pacto Hospitalar.
Ela reforçou a importância da tecnologia para ampliar o acesso à saúde e otimizar o atendimento, enquanto o vice-prefeito Téo Cusatis lembrou que o Sistema Integrado de Saúde, criado em 2010, já representava inovação no município, e que o novo aplicativo marca um passo histórico na modernização da rede.
A secretária de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, explicou que o aplicativo também impacta positivamente a rotina dos profissionais, simplificando processos e permitindo maior dedicação ao cuidado humano. Durante o evento, os participantes puderam conhecer os totens de autoatendimento e cabines de telemedicina, que demonstraram na prática os recursos do sistema.
O primeiro passo será o recadastramento de todos os usuários nas unidades de saúde, garantindo que a população tenha acesso à nova plataforma de forma gradual.