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São Paulo inicia emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

A primeira via do documento é gratuita e pode ser solicitada em postos do Poupatempo e unidades do IIRGD

Sara Virginia

Publicado

há 9 meses

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São Paulo inicia emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Foto reprodução: olhar digital

A partir desta segunda-feira (1), o estado de São Paulo começará a emitir exclusivamente a Carteira de Identidade Nacional (CIN) em substituição à primeira via do RG. O novo documento pode ser solicitado gratuitamente em postos do Poupatempo e unidades geridas pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), vinculado à Polícia Civil.

De acordo com a Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023, a CIN será o único documento válido nacionalmente a partir de 2032. Até lá, os RGs emitidos pelos estados continuam válidos. A Carteira de Identidade Nacional utilizará o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional, eliminando a possibilidade de duplicidade na identificação e reduzindo riscos de fraudes.

A CIN apresenta um QR Code que permite verificar sua autenticidade e checar se o documento foi furtado ou extraviado, usando qualquer smartphone. A versão digital do documento estará disponível no aplicativo GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.

Para agendar a emissão da Carteira de Identidade Nacional, é possível utilizar o aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, o portal www.poupatempo.sp.gov.br, totens de autoatendimento ou o WhatsApp pelo número (11) 95220-2974. No dia agendado, o cidadão deve comparecer ao local escolhido com a certidão de nascimento ou de casamento.

A CIN pode ser emitida em qualquer unidade do Poupatempo na capital e no interior, ou em postos da Polícia Civil espalhados por todo o estado de São Paulo. Durante o agendamento, as opções disponíveis serão apresentadas.

Requisito para solicitar a CIN

  • Ter uma conta GOV.BR
  • Estar em situação regular na Receita Federal
  • Não ter outra solicitação da CIN em andamento

Se houver divergências nos dados da Receita Federal ou o cidadão ainda não possuir CPF, será emitido o RG estadual como opção de documento.

Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, que deve apresentar um documento de identificação original e uma cópia.

Documentos exigidos

  • Documento com CPF
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples)

O governo do estado destaca que os novos canais de agendamento, incluindo portal, totens e WhatsApp, foram implementados para se adequar às mudanças e ampliar o acesso ao serviço.

Sou uma profissional de alta performance com habilidades em comunicação e gerenciamento de processos. Versátil e dedicada, encaro desafios com paixão. Minha formação em Gerenciamento de Processos me especializou em otimização e gestão eficiente para alcançar metas organizacionais. Atualmente, atuo como jornalista digital deste portal, produzindo conteúdo e gerenciando suas redes sociais. Além da carreira, sou casada e mãe de dois meninos.

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