Mogi das Cruzes

Otto Rezende apresenta projeto que visa a proteção da mata ciliar do Rio Tietê

O presidente da Câmara afirma que a ação contribui para o desenvolvimento da agricultura e com a conservação do rio

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Otto Rezende apresenta projeto que visa a proteção da mata ciliar do Rio Tietê

O presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Otto Rezende (PSD), indicou na sessão ordinária de ontem (21), o Projeto de Lei 143/2021, que visa proteger a biodiversidade do município, mais especificamente a mata ciliar do Rio Tietê. A iniciativa, assinada pela maioria dos vereadores, prevê que o Semae destine 0,04% do orçamento para a preservação da mata. O Projeto entrou na Casa justamente na véspera do Dia do Rio Tietê, comemorado hoje (22).

Mata ciliar é a vegetação que fica às margens dos rios de médio e grande porte. É geralmente uma vegetação arbórea estreita. Uma das principais características dessas matas é servir como filtros, retendo poluentes e sedimentos transportados aos rios. Dessa forma, a mata protege a fauna aquática e a biodiversidade terrestre.

“É um presente desta Casa ao Rio Tietê. Todos nós sabemos da importância da mata ciliar na preservação da biodiversidade do município. Então é nosso dever, como legisladores, buscar as melhores soluções para cuidar da nossa natureza”, ressaltou Otto Rezende.

O presidente da Casa ainda argumentou que ao preservar a mata ciliar do Rio Tietê, o município também estará contribuindo com o desenvolvimento da agricultura e com a própria conservação do rio. Isso porque a mata ciliar contribui diretamente com a qualidade e quantidade de água disponível, com a retenção de sedimentos e nutrientes carregados pelas chuvas e partes dos poluentes químicos.

O texto, considerado objeto de deliberação na sessão desta terça-feira, será encaminhado para as Comissões Permanentes de Justiça e Redação, de Finanças e Orçamento e de Obras, Habitação, Meio Ambiente, Urbanismo e Semae. Após analisada pelas Comissões, a matéria já estará disponível para ser colocada em pauta para votação pelo Plenário.