Educadoras de Guararema são premiadas por práticas inovadoras em 2020

Ao todo, apenas três professores de todo o Brasil serão premiados, incluindo as duas profissionais de Guararema

Prefeitura Municipal de Guararema

Foi anunciado durante a semana, que duas professoras da Rede Municipal de Ensino de Guararema serão premiadas no Seminário de Boas Práticas Pedagógicas Resultados que Transformam, projeto organizado pela Editora Moderna.

A ação tem como objetivo reconhecer os profissionais da educação que desenvolveram práticas inovadoras em 2020. E para participar, as educadoras tiveram que utilizar os recursos didáticos do SET Brasil e compartilhar práticas inovadoras adequadas ao novo contexto educacional.

Ao todo, apenas três professores de todo o Brasil serão premiados, incluindo as duas educadoras de Guararema: professora Ana Karla Fioratti Cavinatti, que em 2020 atuou na Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini, e a professora Bruna Luíza Dias dos Santos, que atou na Escola Municipal José Donizete de Paiva.

O projeto "Inclusão digital na educação especial, uma prática possível", desenvolvido pela professora Ana Karla, evidenciou a necessidade de repensar as práticas, começando pelo livro didático da Editora Moderna (SET Brasil). A professora encontrou nas publicações várias atividades que poderiam ser adaptadas para permitir a participação do estudante em aulas virtuais realizadas com a turma na plataforma virtual Google Meet. Nestas oportunidades, as propostas sugeridas eram as mesmas para o grupo, porém, respeitando habilidades específicas para o seu aprendizado.

"Como professora, ao participar de todo esse processo de aprendizado e acompanhar o progresso dos estudantes, entendo que o educador sempre deve estar pronto para mudanças, enfrentando e superando os desafios e os obstáculos que surgem no âmbito escolar. Todos os alunos, com ou sem deficiência, têm a oportunidade de conviver e aprender juntos", afirma Ana Karla.

Já a professora Bruna Luíza será premiada com o projeto "Brincadeira de roda", cujo tema foi inspirado na unidade "Eu Brinco", do livro SET Brasil da Editora Moderna, que previa a expressão dos estudantes por meio da linguagem plástica. A partir da observação de imagens e reflexão acerca do tema da unidade, os alunos foram incentivados a construir sua própria brincadeira de roda.

"A partir do desenvolvimento do Projeto Escola de Arteiros e a BNCC, da Escola Municipal José Donizete de Paiva, relacionei a prática pedagógica às dez competências gerais da BNCC, por meio da apreciação das obras do Artista Plástico Ivan Cruz, retomando os conceitos interdisciplinares do material SET Brasil, relacionando-os a uma competência da BNCC", explica Bruna.

No dia 8 de abril, as melhores propostas inscritas no projeto participarão do evento virtual, compartilhando seu trabalho com educadores de todo o Brasil, ocasião em que acontecerá a premiação.