Cultura e Turismo de Guararema lança plataforma de cadastro de produtores

Simctur vai permitir a sistematização do cadastro e mapeamento de artistas profissionais de arte, cultura e turismo

Divulgação/PMG

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abriu nesta quinta-feira (12) as inscrições paraartistas e profissionais de turismo no Sistema de Indicadores e Mapeamento de Cultura e Turismo (Simctur).
O Simctur é a plataforma que permitirá a sistematização, via edital de chamamento público, para cadastro e mapeamento de artistas, grupos, coletivos culturais e profissionais de arte, cultura e turismo, que buscam participar das programações culturais, artísticas e turistas de Guararema, por meio de contratação de serviços ou parceria voluntária.
O credenciamento consiste na avaliação e classificação dos cadastrados conforme documentos e informações incluídas no sistema de cadastramento, habilitando-o para possíveis contratações e parcerias com a Administração Pública.
Essas participações vão ocorrer em atividades e eventos promovidos e/ou apoiados pela Secretaria. Apenas os cadastrados habilitados poderão ser contratados por meio do Simctur.
Os valores dos cachês variam, de acordo com a categoria profissional e serviço prestado pelo(a) profissional de arte, cultura ou turismo e podem ser conferidos no EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO SMCT Nº 01/2022.
“O Simctur é o mecanismo ideal para cadastro de artistas e produtores turísticos de demonstrar o interesse em firmar possíveis parcerias no futuro”, explica o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori. “O Simctur vai organizar e disponibilizar os nomes dos interessados em participar de projetos da Secretaria. Por isso é fundamental que os interessados realizem o cadastro na plataforma”, completa.
O cadastro deve ser feito acessando o site da Prefeitura de Guararema (guararema.sp.gov.br) e a aba à esquerda Cadastro Profissionais Cultura e Turismo (Simctur).

Plano Diretor de Turismo
Outro documento que também está disponível para consulta é a minuta do anteprojeto de lei do Plano Diretor de Turismo Sustentável – PDTS. Com o objetivo de orientar ações para aprimorar e diversificar a oferta turística, e aumentar a visibilidade da cidade atraindo novos turistas, o documento também encontra-se no site da Prefeitura de Guararema (http://www.guararema.sp.gov.br/855/turismo/plano+diretor+de+desenvolvimento+turstico/) junto com o edital de convocação de audiência pública referente ao tema.