Geral

Criminosos reinventam golpe antigo em moedas virtuais

Bandidos seduzem pela internet para conseguir investimentos em moedas virtuais e depois somem; o golpe é famoso na vida real

Tatiana Silva

Publicado

há 1 ano

em

Criminosos reinventam golpe antigo em moedas virtuais

A maioria das vítimas tem fluência em idiomas, como o Inglês/Foto: Divulgação

O golpe da sedução para conseguir arrancar dinheiro de pessoas inocentes é muito conhecido em todo o mundo. No caso de Victor Mesquita, o golpe veio virtualmente. O rapaz de 29 anos, conheceu Adele Ruien através de uma mensagem no Twitter. “Você acha que criptomoedas podem resolver o problema da inflação”?, perguntou ela.

Victor que é investidor nas horas vagas se interessou pela pergunta e explicou que preferia investimentos mais seguros. Após muita troca de mensagens, eles perceberam as afinidades e como se dariam bem juntos. Mas Adele não estava interessada amorosamente no investidor e sim em seu dinheiro, e como transformaria todos os investimentos dele em criptomoedas e, depois, ficaria com tudo.

O golpe é conhecido como “abate de porco” (em chinês Sha Zhu Pan), e tem feito vítimas no mundo inteiro, e está chegando agora ao Brasil. O Modus operandi ainda é o mesmo de outros golpistas. Eles enviam diariamente fotos em restaurantes chiques, e enchem seu Instagram com stories em clubes caros. As imagens servem para criar intimidade com a vítima e, ao mesmo tempo, ostentar um estilo de vida incrível. 

A missão do criminoso nesses casos é convencer a vítima de que ela também pode ganhar muito dinheiro, e ao longo das semanas lentamente o golpista manipula a confiança da pessoa até conseguir estimulá-la o suficiente para também investir.
 
E é daí que vem o nome do golpe: primeiro, você precisa engordar o porco e depois arrancar toda a carne.

Segundo a Global Anti-Scam Org, ONG que avalia os problemas do golpe, existem 4 fases de conversão da vítima: o empacotamento, engorda, abate e carneamento. Que nada mais é que a manipulação que instiga com que a vítima também participe dos investimentos.