Ciência e Saúde

Pró-Mulher será transferido para Maternidade Municipal

O comunicado foi feito hoje (01) pela manhã durante entrevista com o secretário de Saúde

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Pró-Mulher será transferido para Maternidade Municipal

Arquivo/PMMC

Na manhã desta quarta-feira (01), o secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone, em entrevista à jornalista Marilei Schiavi, no programa Radar Noticioso da Rádio Metropolitana, anunciou a transferência da unidade de saúde Pró-Mulher, de atendimento exclusivo a mulheres, para o prédio da nova Maternidade Municipal.

De acordo com o secretário o Pró-Mulher começará a funcionar na nova unidade a partir do dia 9 de junho e explica a decisão, “Nós temos ali o Hospital Municipal, o UnicaFisio e a futura Maternidade. Então acho que seria um local bom para a gente colocar o Pró-Mulher.”

O Pró-Mulher presta atendimento médico e de enfermagem nas áreas de ginecologia e obstetrícia, inclusive pré-natal, além de realizar exames de ultrassonografia, mamografia, colposcopia, papanicolau, coleta de material para análises clínicas e orientação para o planejamento familiar.

Segundo o secretário a unidade sofrerá algumas mudanças, como o atendimento que será feito apenas por mulheres e muito mais. “Nós vamos ter planejamento familiar. Dentro desse planejamento familiar, já estruturado, colocação de DIU, laqueadura e vasectomia. As pessoas passarão com assistentes sociais, psicólogos, e essas pessoas serão indicadas para ser feito ou o DIU, ou a laqueadura ou a vasectomia”, afirmou.

Ainda durante a entrevista Morrone contou sobre o atraso na entrega da nova maternidade, inicialmente prevista para abril. “A Maternidade está sendo feito um estudo, que nós chamamos de Termo de Referência, de tudo aquilo que nós necessitamos dentro do hospital para o seu funcionamento. Isso não é fácil, é bastante demorado e trabalhoso. Isso está sendo discutido com o prefeito, com todo o pessoal técnico da secretária, para aí se fazer o chamamento para o funcionamento da Maternidade”, disse ele.