Ciência e Saúde

Prefeitura de Mogi publica decreto que determina a obrigatoriedade do uso de máscara nas escolas

O uso das máscaras permanece obrigatório no Transporte Público e estabelecimentos de Saúde

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Prefeitura de Mogi publica decreto que determina a obrigatoriedade do uso de máscara nas escolas

Ney Sarmento/PMMC

Na noite desta quarta-feira (1), a Prefeitura de Mogi das Cruzes publicou um decreto que determina o uso obrigatório de máscaras em todos os estabelecimentos de ensino da cidade, sejam públicos ou privados, de Educação infantil, fundamental, médio, técnico e superior.

O uso das máscaras permanece obrigatório no Transporte Público e estabelecimentos de Saúde.

O novo decreto também estabelece que os servidores municipais contactantes com casos confirmados de Covid-19 em sua residência sejam afastados imediatamente das atividades por três dias, mediante atestado médico após o último contato, até que se confirme ou não o diagnóstico do servidor. 

 

Itaquaquecetuba

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, voltou a recomendar o uso de máscaras nas escolas em um comunicado emitido na última terça-feira (31). A máscara é essencial para evitar a transmissão da Covid-19 e deixou de ser obrigatória em espaços fechados no dia 17 de março.

"Com o aumento considerável de síndromes gripais e o atual cenário de novos contágios da Covid-19, estamos voltando a recomendar o uso das máscaras e a atenção com cuidados sanitários", explicou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.

No comunicado, a secretaria reforça a necessidade de aferir a temperatura, utilizar máscara no transporte e nas dependências das escolas, usar álcool em gel e fazer a desinfecção diária dos ambientes antes e ao término da utilização.

"Essa é uma recomendação por precaução para que estudantes e os profissionais voltem a usar máscaras dentro das unidades escolares. Nessa época de frio, os casos podem aumentar, então vamos evitar novas contaminações", acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

Os estudantes e profissionais com sintomas de Covid-19 são orientados a fazer o teste em uma unidade básica de saúde. Se confirmado e justificado por atestado médico, são afastados respeitando o período estipulado pelo médico. Em caso de agravo dos sintomas, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação clínica e investigação laboral.