Ciência e Saúde

Mogi mantém 4 unidades para tratamento da síndrome gripal

Serviços serão remanejados para atender a alta demanda no período de pico

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Mogi mantém 4 unidades para tratamento da síndrome gripal

Arquivo/PMMC

De segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, quatro Postos de Saúde continuam atendendo, sem necessidade de agendamento, pacientes com sintomas de síndrome gripal ou suspeita do novo coronavírus: Alto Ipiranga, Jardim Camila, Ponte Grande e Vila Suíssa. As unidades são referências para casos leves e contam com médico e atendimento em demanda livre.

Nos últimos dias, por conta da alta no número de pacientes com síndrome gripal, a procura aumentou principalmente nas unidades do Alto Ipiranga e Vila Suíssa que, juntas, atenderam mais de 200 pessoas nesta segunda-feira (06/06). “Para garantir assistência nesse novo período de pico, vamos remanejar algumas demandas de rotina para unidades próximas”, explica a diretora de Rede Básica, Tatiane Watanabe.

A partir de quinta-feira (09/6), serviços como vacinação de rotina, aferição de pressão arterial e glicemia, aplicação de medicações, curativos e emissão ou atualização de Cartões SIS e SUS serão ofertados nas unidades mais próximas das áreas de abrangência. Quem realiza esses atendimentos no Posto de Saúde Vila Suíssa deve procurar as unidades Nova Aparecida, Jardim Maricá ou Botujuru; no Alto Ipiranga, as unidades Jardim Ivete, Braz Cubas ou Vila Jundiaí. 

Os remanejamentos devem ser mantidos até o final do mês de junho ou de acordo com a procura por atendimentos de urgência. 

Síndrome Gripal

Os Postos de Saúde Alto Ipiranga, Jardim Camila, Ponte Grande e Vila Suíssa são referências para casos leves e contam com médico disponível em demanda livre (sem necessidade de agendamento). Já os casos mais graves ou com sintomas intensos são atendidos nas UPAs 24 horas do Rodeio, Oropó e Jundiapeba e no Pronto Atendimento 24h do Jardim Universo.

As unidades contam com testes rápidos e demais recursos para diagnóstico do novo coronavírus, que são indicados conforme prescrição médica. As notificações da Covid-19 estão em alta, embora sem complicações ou mortes. Em maio, Mogi das Cruzes registrou 1.187 novos casos, nenhum óbito e uma internação sem gravidade. 

Hospital Municipal

Desde o início de maio, o Pronto Atendimento 24 horas do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes voltou a atender exclusivamente crianças de zero a 12 anos. No entanto, a unidade hospitalar mantém 10 leitos preparados para internações da Covid-19. Neste caso, os pacientes são encaminhados pelos serviços de saúde. 

Cuidados 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta pela manutenção e o reforço dos cuidados preventivos à Covid-19, gripe e outras doenças de transmissão respiratória: evitar grandes aglomerações, intensificar a lavagem e higienização das mãos, manter os ambientes bem arejados, aumentar o consumo regular de água, frutas e verduras. 
Máscaras

O uso de máscara de proteção facial continua obrigatório em unidades de saúde, para pacientes e acompanhantes, em consultas de rotina, emergências, exames e demais procedimentos; no transporte público; e, desde o dia 1º de junho, também em todas as escolas públicas e privadas, desde o ensino infantil até superior.

SÍNDROME GRIPAL:ONDE PROCURAR ATENDIMENTO

Casos leves, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
UBS Alto Ipiranga: rua Capitão Joaquim de Melo Freire, 700
UBS Jardim Camila: av. Presidente Getúlio Vargas, 999
UBS Ponte Grande: av. Lothar Waldemar Hohene, 70
UBS Vila Suíssa: av. Ricieri José Marcatto, 310

Casos graves, de segunda a segunda, 24h por dia
UPA Oropó: av. Kaoru Hiramatsu, s/nº
UPA Rodeio: av. Pedro Romeiro, s/nº
UPA Jundiapeba: rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha
PA Jardim Universo: rua Dom Luís de Souza, 136

Crianças de zero a 12 anos, de segunda a segunda, 24h por dia
PA 24h HMMC: rua Guttermann, 577 – Braz Cubas
Pró-Criança: av. Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 51 – Mogilar