Ciência e Saúde

Casos da Covid-19 aumentam em Mogi

Na cidade, foram confirmados 1.897 novos casos da doença só no mês de maio. Em Guararema, 246 novos casos foram notificados  

Tatiana Silva

Publicado

há 1 ano

em

Casos da Covid-19 aumentam em Mogi

Divulgação

Em pouco mais de um mês, o País registrou uma alta de 78,3% de novas infecções por Covid-19. Segundo o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), em Mogi das Cruzes foram confirmados 1.897 novos casos da doença só no mês de maio. Em Guararema, a Secretaria Municipal de Saúde registrou um aumento no número de pacientes com sintomas respiratórios nos últimos dias. Foram notificados 246 casos confirmados, embora a cidade não tenha notificado óbitos.

De acordo com dados disponibilizados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, só na última semana (23 a 29 de maio), foram registrados 340 novos casos. Essa marca não é alcançada desde fevereiro. 

Apesar do aumento dos casos nos últimos dias, as médias de mortes e internações seguem baixas e estáveis, com dois óbitos registrados na cidade. Em nota, a Prefeitura informou que não há nenhum paciente internado por Covid-19 (em UTI ou enfermaria).

Para o secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior, a população deve manter os cuidados e, principalmente, manter atualizado o ciclo vacinal contra a Covid-19. "Apesar do aumento no número de casos, eles são leves e sem gravidade - estamos há mais de um mês sem nenhuma internação por Covid-19; e isso é resultado da ampla imunização", explica.

Vale ressaltar que, na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi contabilizou, também, 161 casos cujas notificações estavam atrasadas e, portanto, não é possível identificar quando eles de fato aconteceram.

O boletim epidemiológico da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgado na quinta-feira (26) aponta que quase metade dos registros de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) foi decorrente da Covid-19 no período entre 15 e 21 de maio.

 

Uso de máscara

Nesta semana, a Prefeitura de Mogi publicou um decreto tornando obrigatório o uso de máscaras em escolas públicas e privadas, desde infantil até superior. Nas unidades de saúde e transporte público, a máscara já era obrigatória. Além disso, são reiterados os cuidados preventivos, como evitar aglomerações, lavar as mãos, usar álcool gel e manter a vacinação atualizada.

Em Guararema, a prefeitura mantém o uso obrigatório de máscaras em unidades onde há o atendimento em Saúde, no transporte público e nas escolas municipais. Nos demais locais, o uso do equipamento é facultativo. A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com o monitoramento dos indicadores referentes à pandemia da Covid-19.

 

Vacinação

A vacinação em Mogi tem sido altamente positiva. Até o momento, já foram aplicadas um total de 1.043.143 doses, sendo 389.048 primeiras doses; 366.314 segundas doses; 11.126 doses únicas; e 276.655 (doses complementares D3 e D4). Já em Guararema, estão sendo vacinados maiores de 12 anos com a terceira dose, com prazo de intervalo de 4 meses da segunda dose e a quarta dose para idosos e imunossuprimidos, com prazo de 4 meses da terceira dose.