Prefeitura de Jacareí esclarece denúncia em video tendencioso

Extraido do Facebook

Recentemente foi publicado um vídeo no Facebook no qual um vereador de Jacareí denunciou que diversos carros da Prefeitura estariam abandonados ao ar livre, na sede da Secretaria de Infraestrutura. Durante o vídeo, o vereador mostrou doze veículos e acusou a Prefeitura de estar deixando os veículos apodrecerem, alegando ainda que os mesmos estavam em condições recuperáveis, necessitando de manutenções específicas. Diante do ocorrido, a equipe do O Novo foi conversar com a Prefeitura Municipal de Jacareí para saber sobre as verdadeiras condições dos carros.
Segundo a  administração municipal, dos doze carros que apareceram no vídeo, seis veículos serão encaminhados para leilão, por serem carros que não têm mais condições de conserto. A manutenção é incompatível com o valor atual dos mesmos, ou seja, a reparação ficaria mais cara do que o próprio automóvel. Os outros seis veículos estão aguardando peças para manutenção no serviço público, para o qual é necessário ser feita uma solicitação de compra de peça. 
Após o vídeo ter sido publicado e gerado uma repercussão negativa,  os carros da Prefeitura foram enviados para outro lugar e estão esperando o leilão, que já está montado, mas por ser ano eleitoral, não pode ser feito. Ao todo, a Prefeitura de Jacareí possui 41 veículos que irão para o leilão e 20 estão aguardando peças para manutenção. 
Segundo a Prefeitura, 335 veículos compõem a frota municipal, incluindo veículos de passeio, utilitários, ambulâncias, ônibus, caminhões, tratores, veículos do Corpo de Bombeiro e, ainda, veículos pertencentes às fundações e autarquias. 
Outra polêmica gira em torno de aluguel realizado. Quanto a isso, a Prefeitura alegou ter dado preferência à opção de locação dos veículos após uma análise da Secretaria Municipal de Administração, que diz que o custo benefício desse modelo de gestão da frota traz uma série de benefícios para o serviço público. “Os veículos locados vêm com seguro, IPVA por conta do locador, a manutenção preventiva é feita periodicamente e em caso de sinistro ou quebra de alguma peça, a empresa contratada é obrigada a substituir imediatamente, o que garante a continuidade dos serviços”, informou a administração municipal. 
Atualmente, a Prefeitura de Jacareí conta com 118 veículos locados. A frota alugada tem carros Jumber do estilo Furgão, Saveiro, Doblô, Topic, ambulâncias, Kombi, Sprinter, S 10, entre outros. Dos 118 veículos alugados, 58 são destinados à Secretaria de Saúde, nos serviços de transporte de passageiros para outras cidades, fiscalização sanitária, etc. A Prefeitura de Jacareí  gasta R$ 405.735,29 por mês.