Receita Federal libera o segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) 2018

Nesta segunda-feira, 16, a Receita Federal liberou o segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) de 2018. As informações referente a valores pagos e contribuintes são segregadas por Delegacias da Receita Federal (DRF), que abrangem diversos municípios. 
A DRF correspondente a Guararema e Jacareí é a DRF/São José dos Campos. Segundo a Receita, foi disponibilizado para este grupo R$ 54 milhões a 39.077 contribuintes. Também integram esta DRF as cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Caraguatatuba, Igaratá, Ilhabela, Mogi das Cruzes, Monteiro Lobato, Paraibuna, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, São José dos Campos e São Sebastião.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza, ainda um aplicativo que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. 
A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate no prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC.