Jacareí realiza testes de hepatite viral; 21 casos foram registrados este ano

Divulgação PMJ

A Secretaria de Saúde de Jacareí deu início, nesta semana, à realização de testes rápidos para identificar hepatites virais, HIV e sífilis em todas as Unidades Básicas de Saúde. O atendimento especial acontece até 31 de julho no município.
Desde 2010, a Organização Mundial da Saúde institui o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado anualmente em 28 de julho. Neste dia acontecerá o ‘Dia D’ em Jacareí, estendendo o atendimento no sábado, das 8h às 14h, nas Unidades Básicas de Saúde do Parque Meia-Lua, Cidade Salvador e Igarapés.
Segundo a Prefeitura, os funcionários da Secretaria de Saúde oferecerão uma capacitação aos profissionais da área da saúde (tais como tatuadores e salões de beleza) com informações a respeito da doença, nos dias 23 e 30 de julho em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Centro do Servidor.
A pasta informa, ainda, que a vacinação contra hepatite acontece normalmente em todas as unidades de saúde. Atualmente, Jacareí possui 18 unidades, entre UBS’s e UMSF’s. A lista com endereços e telefones de contato pode ser encontrada no site da Prefeitura de Jacareí, http://www.jacarei.sp.gov.br/unidades-de-saude
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A,B,C,D e E). Possuem distribuição universal e existem diferenças territoriais na ocorrência e magnitude, de acordo com o tipo de exposição das pessoas aos vírus. A Secretaria de Saúde de Jacareí informa que neste ano foram registrados 21 casos de hepatite viral no município.

Testes em Guararema
Ao longo do mês, a Secretaria de Saúde de Guararema intensificará a testagem para hepatite C com foco nos adultos maiores de 40 anos, bem como o aconselhamento a todos. 
A unidade mais próxima à residência do munícipe (Centro, Lambari ou Jardim Dulce) deve ser procurada das 07h às 16h para realização do teste. 
De acordo com a Secretaria, nos casos positivos haverá encaminhamento para realização de exames complementares e tratamento, se indicado.