Hospital São Francisco dá início à construção do setor de radioterapia

Divulgação PMJ

Em Jacareí, o Hospital São Francisco deu início nesta quarta-feira, 18, à obra de construção de um setor dedicado à radioterapia, financiado pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que o novo setor comece a operar em agosto de 2019, sendo dez meses para construção do espaço e dois meses para aquisição do maquinário e treinamento dos funcionários.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação visa oferecer um atendimento mais próximo para as cidades da região, fortalecendo assim a Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer, instituída pelo Ministério da Saúde.
A secretária de Saúde Rosana Gravena explicou que a obra facilitará a condução do tratamento do paciente. “Essa novidade é um alívio, pois possibilita que nosso sistema de saúde continue o tratamento do paciente. Atualmente, com o envio do mesmo para outras cidades, acabamos perdendo parte importante da recuperação”, explicou.
No ano passado, o setor de oncologia do Hospital São Francisco realizou 1.276 internações, 10.894 consultas e 8.996 sessões de quimioterapia. Destes, 80% são atendimentos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda segundo o hospital, esses números representam um aumento de 500% na demanda oncológica em relação ao ano anterior.
Plano de Expansão da Radioterapia: Segundo o Ministério da Saúde, o Plano de Expansão da Radioterapia do SUS tem por objetivo reduzir a defasagem assistencial e atender demandas regionais de assistência oncológica e demandas tecnológicas no sistema público de saúde.